Search

Empreendedorismo feminino: a importância da gestão financeira sustentável para mulheres que buscam sucesso e liberdade

Foto: divulgação.

O mês de novembro traz um tema que proporciona diversas discussões. Mulheres cada vez mais têm conquistado sua voz e seu espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Especificamente no dia 19 deste mês é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e, como um único dia não seria suficiente, produzimos uma série com 30 entrevistas de mulheres fantásticas para falar sobre o tema. 

Desta vez conversamos com Ana Paula Chiara de Oliveira, sócia diretora e co-fundadora da plataforma financeira É da sua conta, juntamente com sua sócia Letícia Lucca.

Qual foi o start do negócio? 

O É da sua conta é um projeto que foi idealizado em 2019. O principal propósito é compartilhar conhecimento sobre o dinheiro para que a prosperidade e abundância financeira sejam constantes na vida de quem nos acompanhar. Dessa forma pretendemos ensinar a forma de utilizarem o dinheiro como ferramenta propulsora dos sonhos pessoais, familiares e profissionais. Para isso preparamos um canal no YouTube, cursos presenciais e online. Nosso mote é auxiliar as pessoas a encontrarem felicidade financeira e descobrirem a sua própria mentalidade da riqueza rumo à independência financeira. Toda nossa expertise e experiência nos comprovam que mais do que ensinar sobre números e planilhas, para efetivamente mover as pessoas a hoje terem qualidade de vida investindo num futuro igualmente qualitativo, é necessário conhecer o seu comportamento com relação ao dinheiro. E para isso, precisamos percorrer a jornada do autoconhecimento do ontem, do hoje e do amanhã. Acreditamos que o momento mais importante é o presente, um presente que recebemos para construir nele a vida que sempre sonhamos. E o É da sua conta vem para ser uma plataforma de informação e formação de pessoas comprometidas com sua sustentabilidade financeira e um mundo mais próspero. Disponibilizamos todo conteúdo necessário de forma simples, prática e objetiva a fim de dialogar sobre educação financeira, crenças financeiras e comportamentais, empreender na vida, investimentos e sustentabilidade. 

Como a mentoria financeira realmente ajuda pessoas e empresas?

A mentoria financeira é para quem busca entender quais são os pensamentos e as convicções que as impedem de ganhar dinheiro, quais são os passos necessários para a organização financeira e de que forma obter segurança para tomar decisões de forma autônoma, com escolhas inteligentes, após aprender de que forma controlar suas emoções com vistas à realização dos sonhos e objetivos. A mentoria ajuda as pessoas a usarem o dinheiro com consciência financeira e não mais com emoção momentânea, além disso, possibilita perceber se suas decisões econômicas estão de fato direcionadas para o caminho correto, assim como se os seus investimentos estão alinhados ao que realmente importa. Desde 2019, considerando palestras, workshops, imersões presenciais, mentorias e consultorias, nossa metodologia já impactou diretamente, mais de 2.500 pessoas e negócios. Considerando que todas as pessoas têm famílias e equipes, a magnitude do contágio que a educação financeira pode alcançar é imensurável. O que nos leva a crer que estamos no caminho certo promovendo a melhoria da vida das pessoas e das empresas para terem uma vida sustentável e próspera.

Para mulheres que empreendem, quais as principais dificuldades de organização financeira? E quais os pontos fortes que elas possuem nesse sentido? 

Um dos principais desafios na organização das finanças das mulheres que empreendem é adquirir o hábito de olhar diariamente ou semanalmente para o financeiro considerando este um dos principais pilares do seu negócio. A organização e análise de números em si é simples. Porém mulheres possuem pontos fortes e vantagens em relação a gestão financeira de negócios por serem sempre mais criativas diante dos desafios que o negócio traz. Além da criatividade, as mulheres possuem um olhar mais cuidadoso e apurado sobre as finanças.

Sabemos que o empreendedorismo é muito mais árduo para mulheres que homens, visto que, na maioria, elas ainda acumulam outras funções como mãe ou donas de casa, como o planejamento dessa rotina impacta nas finanças? Quais as principais queixas? 

É quase unânime a queixa que a empreendedora traz sobre a falta de tempo. A escassez deste recurso precioso na maioria das vezes se dá pela falta de organização de uma rotina e de prioridades. Mulheres que precisam administrar seu lar e seu negócio precisam desenvolver certas habilidades (como a de organizar seu tempo e tarefas dentro de uma agenda) para não adoecer. Caso contrário, o sonho de ser mãe e empreendedora, por exemplo, pode virar um pesadelo. A boa notícia é que é possível ser mulher, mãe e ter sucesso nos negócios. O primeiro passo é pedir ajuda para especialista caso não esteja conseguindo evoluir sozinha. Dessa forma você otimiza seu tempo e potencializa seus resultados. 

No que as pessoas ainda precisam evoluir quando se trata de finanças pessoais para atingir um nível de gestão consciente dos recursos e, consequentemente, os objetivos pessoais e profissionais?

Primeiramente há de acontecer o se permitir desaprender para reaprender sobre dinheiro e finanças. Isso porque a maior parte da população brasileira não teve educação financeira em casa ou na escola. O que aprendemos foi a fazer conta. E só. Porém, quando se trata de vida financeira sustentável, há que se desenvolver a capacidade de tomar decisões com seu dinheiro considerando bem-estar presente e futuro. O fato é que a forma como lidamos com esse recurso financeiro chamado dinheiro tem mais a ver com nossas emoções do que em como fazemos contas. Para isso é necessário aplicar ferramentas financeiras, mas também ferramentas comportamentais que somente a educação financeira nos entrega. O próximo passo é compreender que educação financeira não é sobre deixar de fazer as coisas. E sim sobre estar pronta para ter mais de tudo. É sobre se organizar para poder fazer tudo que você sonha realizar no momento certo. Quem se educa financeira conquista liberdade. Ao nos permitirmos buscar esse conhecimento e aplicarmos em nossa vida, a “mágica” começa a acontecer e saímos do lugar de pagadores de boletos para realizadores de sonhos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também