Permitir que trabalhadores, aposentados e pensionistas contratem pela internet linhas de crédito de forma descomplicada e segura. Esse é o objetivo da Na Sua Conta, fintech fundada no início do ano, em Florianópolis, pela designer e especialista em desenho de operações de alta performance, Bruna Rovere Reginato.
Com aporte da Flow Venture Builder, a empresa criou uma plataforma de autosserviço na área de empréstimos.
Desde o primeiro mês de operação, o faturamento cresceu cinco vezes e a expectativa para o próximo ano é gerar mais de 20 mil novos negócios em todo o Brasil.
A empresa oferece pela internet a contratação de duas modalidades de crédito. A primeira é a antecipação do saque-aniversário, voltada a trabalhadores com conta no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Por meio da antecipação, é possível sacar de forma adiantada valores disponíveis pela Caixa Econômica Federal normalmente liberados apenas no mês de aniversário de cada trabalhador.
A segunda linha é direcionada a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), com a oferta de produtos de crédito consignado, como empréstimos e cartões. O consignado é a modalidade de crédito com desconto direto das parcelas a pagar em folha de pagamento, o que reduz as taxas de juros em relação às demais opções do mercado.
Para a empresária, há uma grande dificuldade por parte destes públicos em encontrar informações claras na hora de contratar uma linha de crédito:
“Neste mercado, é comum a falta de transparência nas condições de contratação do crédito, o que afeta a confiança e faz a pessoa desistir no meio do caminho. Além disso, as plataformas e sistemas dificultam a operação”.
Vendas impulsionadas pelo WhatsApp
Atualmente, a plataforma criada no início deste ano tem as vendas das linhas de antecipação de saque-aniversário do FGTS e de empréstimos consignados potencializadas pelo WhatsApp.
Os interessados no crédito podem fazer a simulação do empréstimo diretamente pelo aplicativo de troca de mensagens instantâneas.
No entanto, a fintech aposta no lançamento de um aplicativo próprio dedicado à oferta de crédito para trabalhadores, aposentados e pensionistas. Ainda em fase de desenvolvimento, deve ser apresentado ao mercado no primeiro trimestre do ano que vem.