Siga nas redes sociais

Search

5 coisas difíceis de aceitar, mas que farão você um líder melhor

Foto: divulgação.

Desde o início desse ano, estou desenvolvendo uma série de encontros mensais com o meu time como uma estratégia de trocarmos aprendizados uns com os outros e conectá-los no nosso dia a dia.

Até agora, foram duas edições. Em fevereiro, falamos sobre a importância de aprender a aprender, entendendo que o nosso aprendizado vai muito além das quatro linhas da sala de aula e das trilhas de EAD. 

Entre outras coisas, falamos sobre o que é aprendizado formal, não formal e informal além de entender como cada um pode aprender constantemente quando temos consciência do que queremos e a curiosidade sobre as coisas.

Na última edição de março, o assunto foi segurança psicológica e a importância de criarmos um ambiente minimamente seguro justamente para: aprender. Além de entendermos o conceito e suas implicações no nosso dia a dia como time, também praticamos feedbacks uns com os outros como forma de criarmos essa segurança. 

Para abril, falaremos sobre desempenho e o tema escolhido será a metodologia OKR. Mas falarei sobre esse encontro e seus desdobramentos no mês que vem. 

Com tudo isso, alguns aprendizados já começam a aparecer. Para facilitar, eu descreverei cinco diferentes coisas difíceis de um líder engolir quando falamos sobre transparência, honestidade e aprendizado, mas que são importantes para o nosso papel de liderança. 

  1. Tudo é nossa culpa

Soa esquisito e nem sempre justo, mas é a grande verdade sobre liderar equipes.

Tente negar isso e você perderá todo o respeito ou confiança que você conquistou.

Mas o que me chama a atenção aqui é entender como isso pode soar positivo também. 

Se o líder é responsável final por tudo, isso significa que podemos aprender também com tudo. É o líder que define a cultura no seu time, na squad ou na empresa. Logo, é você que define o tom sobre como as pessoas poderão responder às falhas.

Nesse sentido, ao construir um ambiente orientado ao aprendizado e propenso à riscos, você irá ganhar ou você irá aprender.

E sendo você o responsável, você tira a maior parte da responsabilidade do seu time para que eles possam focar na entrega dos resultados, criando uma segurança no ambiente e gerando confiança nas pessoas.

  1. Não é sobre o quão bom você é. Mas sim como você faz o seu time ser melhor

Você provavelmente alcançou bons resultados e gerou a confiança na organização para assumir a liderança do seu time. Parabéns! Mas agora é olhar para frente e entender que uma página nova da sua carreira precisará ser escrita. 

Você é quem lidera o time agora. E uma liderança precisa de novas habilidades a serem desenvolvidas o que, consequentemente, trará novas responsabilidades.

Você alcançou um ótimo sucesso, porém ele ficou no passado. O foco é no agora. O que você consegue fazer neste exato momento para conseguir o melhor das pessoas que estão com você?

E não é apenas considerando as suas próprias habilidades. Aqui falo de perguntas como: quais fatores coletivos você precisará considerar no seu progresso? Fatores sobre o ambiente de trabalho? Sobre os rituais de acompanhamento com o seu time? Treinamento e capacitação? Delegação de atividades? 

O que você consegue melhorar sobre esses fatores citados para o seu time? Como você poderá ajudar o máximo de pessoas possível com o tempo e energia que você tem?

Acompanhamento 1×1 é riquíssimo, mas custa tempo e preparo. Os treinamentos são acessíveis, mas generalistas ou pouco eficientes.

Considere o impacto que você gera começando por conhecer o seu time e como eles trabalham. Lembre-se: o seu papel é tirar o melhor da sua equipe e conhece-los é o movimento inicial para qualquer coisa.

Não é o seu melhor. É o melhor deles.

  1. Não importa o que você faz. Importa o resultado que isso gera

Todos os dias enfrentamos inúmeras responsabilidades e demandas, certo? Sendo assim, a liderança precisa ser implacável sobre o que precisa ser feito e o que pode ser descartado. Alguns projetos muito legais poderão ser esquecidos. Alguns pratos irão cair assim como alguns e-mails serão perdidos.

Troque “eu não tenho tempo para isso” para “isso não é importante para agora”.

E às vezes nem percebemos o quanto passamos desse limite. 

Sempre que você disser sim para algo você estará dizendo não para alguma outra coisa. Ou diga sim para tudo e se sobrecarregue sem conseguir entregar nada no final. 

Quando falamos sobre aprendizado, estamos aproveitando para o caminho que percorremos. Ou seja, estamos focando no progresso e na caminhada que fazemos, ao invés da perfeição constante.

Escolha ações ao invés de ideias. De ideias e boas intenções o mundo está cheio. 

Valorize o tempo que você tem e pare de focar no que você não tem. Assim, se você não tem tempo para as coisas, tente cria-lo.

  1. Os melhores cenários não são onde você deve focar

Planeje-se para o pior, mas espere pelo melhor. O ponto aqui é que muitos líderes constroem planos considerando sempre que tudo saia perfeitamente. 

Estar atento às mudanças que podem impactar nosso negócio é saber da responsabilidade de mapear os impactos, seus riscos e como mitigá-los para que ninguém seja pego de surpresa. 

Ter um mapeamento de impacto é saber minimamente o que pode acontecer sem que você sofra com as consequências inesperadamente. Apesar do otimismo ser um jeito de muitas lideranças olharem seus planejamentos, ele não precisa ser um movimento ingênuo ou irresponsável. 

  1. Liderar uma equipe não significa que as pessoas irão te seguir

A velha máxima que liderar não é uma posição ou um cargo; mas sim um comportamento.

É bem comum que novos líderes considerem suas promoções como um endosso imediato de respeito e autoridade pelas pessoas ao seu redor. E enquanto você precisar das pessoas para entregar os resultados que a empresa precisa, esse tipo de comportamento é ineficiente.

Não lidere apenas pela sua posição. Lidere por suas ações e sua personalidade.

A verdadeira liderança é construída pela influência, pela capacidade de criarmos bons ambientes para se trabalhar e não pela imposição de poder. Construa confiança e faça a gestão disso constantemente. 

Particularmente, os encontros mensais que estou realizando visa esse objetivo. Eu quero investir no meu time e desenvolvê-lo como uma forma de mostrar que eu me preocupo com o sucesso deles tanto quanto eu me preocupo com o meu próprio sucesso.

Para finalizar, atente-se ao dia a dia como uma grande oportunidade de aprender algo o tempo todo considerando uma necessidade real e que você seja capaz de aplicar. Aprender por aprender sem ter como aplicar, logo você não progredirá. 

Seja humilde e assim nunca deixará de aprender. A curiosidade é parte da essência do aprendizado.

Mas isso somente fará sentido quando você assumir esses e outras difíceis verdades sobre liderar. 

Não perca o seu tempo tentando proteger o seu ego das falhas e das dificuldades que liderar exige. Crie seu espaço e as pessoas te respeitarão.

Leia outras colunas do Rodrigo Oneda Pacheco clicando aqui.

Compartilhe

Líder de gestão de mudança e cultura na Central Ailos.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail