Search

Porto de Imbituba celebra melhor fevereiro de sua história

Foto: divulgação.

Com operação de 503,8 mil toneladas e crescimento de 8,4% na movimentação mensal, se comparado ao mesmo período do ano anterior, o Porto de Imbituba tem agora um novo recorde, com o melhor de fevereiro da história do complexo portuário. Ao todo, foram atendidos 21 navios, principalmente de exportação de granéis sólidos.

A liderança graneleira no porto foi alavancada pela movimentação de produtos agrícolas, que apresentou alta de 418,7% em relação a fevereiro do ano passado. Os granéis minerais, que marcaram cerca de 80% das operações no mês, apresentaram retração de 34,6%, no último mês, passando para a fatia de 48,8% do total operado, mas ainda mantendo a dianteira no ranking de volume de cargas.

No período, as principais cargas que passaram pelo complexo portuário foram: coque de petróleo (176,3 t), milho (71,6 t), contêineres (59,8 t), ferro-gusa (56,7 t) e farelos de milho e soja (56,3 t).

Quanto ao desempenho dos contêineres, que hoje contam com uma escala semanal de cabotagem, houve incremento de 60,7% na tonelagem transportada no último mês e consequente alta de 63,3% no número de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados.

Com 6,7% do total de produtos atendidos pelo Porto de Imbituba em fevereiro, as cargas gerais foram o segmento com maior aumento, de 71,6%, com destaque para a exportação de toras de madeira. Também houve desembarques de guindaste e barrilha em big bags e carregamentos de geradores.

EXPORTAÇÕES CRESCEM 108,2%

Os embarques de granéis agrícolas, coque, ferro-gusa e toras de madeira foram os principais motores para o incremento das exportações, que fecharam fevereiro com alta de 108,2% e a fatia de 69% do volume total de toneladas que passaram pelo Porto de Imbituba.

Só no ano passado, o valor exportado ao longo do ano por meio do porto subiu 61,2% em relação a 2021, ultrapassando a marca de 1 bilhão de dólares, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também