Santa Catarina tem a maior taxa de empreendedorismo do país, segundo dados do Sebrae. O estado tem uma média de 29,7% da população empreendendo. São mais de 800 mil empresas registradas, sendo a maioria delas de pequeno porte.
Com economia vantajosa e cultura empreendedora forte, SC tem sido fonte de inovação e criação de novos negócios.
Blumenau é uma das cidades que se destacam no crescimento quando o assunto é empreendedorismo. O município é considerado o segundo mais empreendedor do estado, de acordo com o Sebrae.
A cidade tem políticas públicas que favorecem a abertura e manutenção de empresas, como a simplificação de processos burocráticos e a oferta de incentivos fiscais.
Exemplo disso é a Praça do Empreendedor, localizada na cidade, que tem como objetivo facilitar e simplificar o processo de abertura de empresas, onde os profissionais podem receber orientações e suporte para formalizar os negócios de forma mais rápida e eficiente.
São diversos serviços relacionados à abertura de empresas em um só lugar, como a emissão de alvarás, licenças e inscrições fiscais, além de orientações sobre questões tributárias, trabalhistas e jurídicas.
Nos últimos três anos, o local já realizou mais de 200 mil atendimentos, sendo mais de 37 mil de janeiro a março deste ano. Neste mesmo período também foi realizada a abertura de mais de 55 mil empresas, quase 2 mil apenas em 2023.