Por Fabrício Faustin, diretor de comunicação do Floripa Conecta.
Passados as primeiras semanas do Floripa Conecta 2023, o movimento consolida já bons números de público e eventos, o que só comprova a própria força do setor de eventos da cidade. Mas um aprendizado é mais importante: estamos conseguindo estimular as potencialidades do setor criativo na Capital, como a mobilização comunitária e a pluralidade de ideias.
Já conseguimos também identificar alguns gargalos que podem e serão absorvidos como conhecimento para as próximas edições. O exercício pedagógico de entender a dinâmica da economia criativa em Florianópolis é constante e vai continuar reverberando durante a edição 2023 do movimento, que segue até o dia 31 de agosto, e, claro, depois que ele terminar.
Os mais de 150 eventos na agenda do Floripa Conecta deste ano confirmam o quão diversos e plurais nós somos. Também mostra que o movimento conseguiu atrair produtores, empresas e fornecedores de segmentos diferentes. Agora precisamos expandir e furar ainda mais a bolha, para que o movimento chegue a mais pessoas e seja ainda mais representativo dessa pluralidade.
Para o futuro, vislumbramos o Floripa Conecta como um movimento gigante, um exemplo para todo o Brasil em termos de impacto relevante, ativo e significante que resulte em cultura para todos.
Queremos e precisamos encurtar a distância entre cultura e população e, ao longo de três edições, o Floripa Conecta vem tentando fazer isso. Por isso enxergamos o movimento como centralizador, para que a gente possa, então, distribuir. Convergir para depois divergir. E, com isso, distribuir holofotes.
O Floripa Conecta tem em seu futuro a prioridade de organizar esse meio de campo entre instituições privadas e públicas, a população e as políticas públicas para cultura e economia criativa. Isso se faz na medida em que abrangemos a maior parte dos setores que produzem eventos, mas sem esquecer a base, ou seja: nós existimos por causa das pessoas e para elas.
Ainda existe um gap muito grande entre a população e todos esses atores, mas é justamente essa ponte que o Floripa Conecta já está construindo. Acompanhe a agenda do movimento em 2023 pelo site floripaconecta.com.br e pelo aplicativo Floripa Conecta 2023.