A FIN Brasil 2024 (Feira Internacional de Negócios) está focada na missão de expandir negócios catarinenses para grandes mercados internacionais. Os destinos visados integram nações dos seis continentes.
Nesta semana houve o início da agenda com o embaixador da República de Chipre, Vasilios Philippou, que está em visita oficial ao estado durante a semana.
As atividades iniciaram na Acate, onde Jatyr Ranzolin, CEO da Feira e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, acompanhou ele para conhecer de perto os diferenciais do ecossistema estadual de inovação.
Mais tarde, o embaixador foi recepcionado em almoço por autoridades e representantes de diferentes setores da economia catarinense no Hotel Faial Prime Suites para uma discussão coletiva sobre as oportunidades nas relações econômicas entre Brasil e Chipre.
“A Feira Internacional de Negócios é muito importante para Santa Catarina, porque trocamos conhecimentos que contribuirão para o crescimento e desenvolvimento do Estado. A aproximação catarinense com outros mercados globais trará muitos benefícios, iremos compartilhar informações sobre turismo, agronegócios, entre outros, pois nosso objetivo é atrair mais mercados para Santa Catarina“, afirma Marilisa Boehm, vice-governadora do estado.
Topázio Neto, prefeito de Florianópolis, tem convicção de que a FIN está abrindo uma agenda importante para Santa Catarina, em especial Florianópolis, para que tenhamos uma relação com outros países, o que irá ampliar o fluxo nas áreas de turismo, cultura, entre outras:
“A FIN tem se mostrado um excelente veículo para que as cidades catarinenses possam fazer ótimas trocas de informações e conexões“.
Além deles, entre os convidados estavam Zena Becker, coordenadora de Projetos Especiais da Prefeitura de Florianópolis, Rita Cássia Conti, vice-presidente da Facisc, e Olavo Lazzarotto, diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS.
Philippou adianta que as possibilidades de negócios com Santa Catarina são variadas e tendem a se concretizar à medida que as relações entre os dois países são estreitadas:
“O vínculo entre Chipre e Santa Catarina será marcado pela criatividade. Temos muitas perspectivas positivas para a realização de negócios em diferentes áreas, como o turismo, a cultura, pesquisa e desenvolvimento, agricultura e o setor marítimo. O Chipre é o maior centro de gestão de navios da Europa, temos uma localização estratégica e de fácil acesso a mercados mundiais“.
A iniciativa da FIN 2024, que será realizada entre os dias 3 e 4 de abril, no CentroSul, em Florianópolis, integra uma série de ações para promover a conexão de Santa Catarina com diferentes mercados globais.
A feira é promovida pela Câmara de Comércio Brasil – Portugal/SC, Associação dos Jovens Empresários Portugal/China, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Câmara de Negócios da Região de Beiras. Conta com o apoio do Governo de Santa Catarina, da Prefeitura de Florianópolis, FIESC e FACISC.