O desenvolvimento e o amadurecimento do ecossistema de inovação do Sul de Santa Catarina registraram uma nova página na noite desta quarta-feira, dia 23, com o início oficial de um grupo de investidores de startups constituído pela Stars Aceleradora.
O encontro ocorreu na sede do Grupo Setep, integrante do conjunto de empreendedores e organizações da região, que passará por uma jornada de conhecimento sobre o bilionário mercado de venture capital (capital de investimento).
O grupo constituído pela Stars em Criciúma está com 62 investidores e tem a pretensão de chegar a 80 nos próximos meses.
O fundo dos sul catarinenses já aportou investimentos em cinco startups (Confi, MyClosety, Checkbits, Medhy e AdvogaIA) e, ainda em 2024, há no planejamento a abertura de um processo para novas aceleradas, aponta o CEO da Stars, Aislan Menk.
Nos encontros, programados para ocorrer nos próximos três anos, os emprendedores do Sul de Santa Catarina terão a oportunidade de aprender sobre investimentos em startups, participar de atividades práticas em workshops e ampliar a rede de contatos, frisa Aislan.
“O objetivo é contribuir com o desenvolvimento do ecossistema local e despertar nas empresas mais tradicionais e maduras sobre como as startups podem contribuir para promover inovação e assim torná-las mais competitivas”.
A oportunidade de visitar e conhecer uma das empresas “colegas” de grupo foi destacada por Caio Binotti, diretor administrativo da Usipe Fundidos e Usinados, como um ponto positivo da experiência do primeiro encontro do grupo.
“Pudemos acompanhar o andamento das startups que estão sendo aceleradas pela Stars Sul e, após essa reunião tivemos uma verdadeira aula com o fundador da empresa, sr. José Locks, e o diretor Mateus, sobre a importância de se investir em tecnologia e como esse viés inovador os levou a desenvolver uma máquina pavimentadora pioneira no Brasil, entre outras conquistas dessa empresa tradicional da nossa região”.
Segundo encontro
A próxima reunião dos conselheiros do grupo Stars Sul vai ser no próximo no dia 29 de junho, com a realização de um workshop temático sobre como criar uma startup.
“Nessa atividade os conselheiros farão um exercício prático cumprindo as jornadas para se constituir um projeto de startup, um modelo de empresa inovadora, com produto ou serviço escalável e que resolva problemas reais”, destaca o Head de Captação da Stars, Bruno Sartori.
O aprendizado de lidar com investimentos em venture capital e o mercado de startups foi enaltecido por Sil Citadin, diretora corporativa da Destak Transportes, também investidora do grupo.
“Além de ser visionário e projetar um lucro futuro, estamos encontrando oportunidades de acelerar nossos próprios negócios, implementando inovações. É muito satisfatório fazer parte desse conselho agregador e também poder contribuir com a história de sucesso de outros negócios”, finaliza.