A movimentação de cargas nas ferrovias de Santa Catarina cresceu 8,9% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo dados apurados pela Gerência de Ferrovias, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as duas concessionárias que atuam no estado transportaram 3,5 milhões de toneladas.
O desempenho das concessionárias que atuam no estado ficou acima da média nacional, que foi 5,03% na mesma comparação.
“O setor segue mantendo um crescimento consistente ao longo de 2024 e acima do que já foi registrado em 2023. Fica a expectativa de como será o segundo semestre, principalmente no agronegócio que é o setor que mais movimenta cargas pelo modal ferroviário em Santa Catarina”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.
Até agora o mês de maior desempenho do setor foi abril, com a movimentação de 628,9 mil toneladas. O segundo trimestre, com 1,8 milhão de toneladas, foi 3,5% maior que o primeiro trimestre, que movimentou 1,7 milhão de toneladas.
Pela Rumo Logística, concessionária da Malha Sul, foram movimentadas 2 milhões de toneladas de cargas. Pela Ferrovia Tereza Cristina, foram movimentadas 1,5 milhão de toneladas.
Os maiores volumes registrados foram o transporte de 1,6 milhão de toneladas de soja e 1,2 milhão de toneladas de carvão.
A movimentação nos 763 quilômetros de malha ferroviária em operação corresponde a 1,4% da movimentação nacional, que foi de 253,9 milhões de toneladas no período.