O Instituto Gene, entidade gestora do Centro de Inovação Blumenau (CIB), está com inscrições abertas para o programa de incubação até 8 de setembro.
O processo chamado de incubação ajuda startups a superar dificuldades que surgem nos primeiros anos do negócio, através de consultorias especializadas, capacitações, networking e aproximação com investidores, empreendedores e mentores.
O programa de incubação utiliza uma das metodologias de incubação mais premiadas do mundo, a Miditec, que é focada em startups, em negócios de tecnologia e de preferência B2B.
De acordo com o ranking UBI Global, é considerada uma das cinco melhores metodologias do mundo, além de ter sido eleita quatro vezes a melhor incubadora do Brasil, segundo a Anprotec.
Para participar do processo é preciso cumprir alguns critérios previstos no edital, como possuir uma solução inovadora com potencial de escala, estar no estágio de comercialização do produto ou próximo a isso, possuir uma equipe qualificada para desenvolver o que se propõe, dispor de dedicação exclusiva ao negócio e uma estratégia de operação.
Não estão aptas a participar do processo seletivo empresas em fase de ideação, startups com receitas recorrentes acima de R$ 720 mil ao ano e que não tenham sede em Santa Catarina.
Yuri Apolônio, gerente da incubadora do Gene, explica que muitos empreendedores que buscam a incubação ou apoio para o negócio estão desconectados ou não conhecem muito bem outras pessoas que já passaram pelos mesmos processos que eles.
“Nós conectados eles com essas pessoas através de mentorias, consultorias ou no dia a dia, sempre que necessário. É através do contato com essas pessoas que eles conseguem se desenvolver. As mentorias ajudam a resolver problemas mais pontuais, e as consultorias trabalham mais a fundo cada uma das questões que eles precisam resolver. Temos hoje mais de 140 mentores de diversas áreas, o que facilita para o empreendedor ter o apoio de alguém de área correlata à dele”.
Após a submissão, o projeto passa por uma avaliação que considera diversos critérios, como viabilidade da startup, grau de inovação, maturidade do empreendedor, potencial de escala, necessidades da startup e perfil e expectativas dos empreendedores. Os contratos devem ser oficializados entre 26 de setembro e 4 de outubro. As startups selecionadas devem iniciar no programa de incubação por volta da segunda metade de outubro.
“Fazemos um acompanhamento muito próximo, sempre buscando entender o que esses empreendedores estão fazendo naquele momento e como podemos ajudá-los, seja através da conexão com alguém ou através do nosso próprio conhecimento. Não existe uma fórmula pronta para os negócios, cada um precisa buscar a sua e estamos aqui para guiar. Nesse sentido, a metodologia Miditec fornece muitas ferramentas sobre como proceder com cada questão dos empreendedores”, finaliza.
O formulário de inscrição pode ser acessado aqui e o edital de seleção aqui.