Siga nas redes sociais

Search

MTR Solar anuncia solução inovadora para o agro catarinense

Compartilhe

MTR BESS
Foto: divulgação

A MTR Solar, empresa de distribuição e fabricação de equipamentos e estruturas para usinas fotovoltaicas, anuncia a criação da “Vertical Agro”, a MTR BESS (Battery Energy Storage System – Sistema de Armazenamento de Energia com Baterias).

A iniciativa é uma parceria com a fabricante de tecnologias fotovoltaicas GoodWe. O sistema de energia solar proporciona independência energética para propriedades rurais, reduzindo os custos com eletricidade e aumentando a sustentabilidade das operações agrícolas.

O estado de Santa Catarina se destaca no agronegócio, sendo um dos principais polos de produção agrícola e pecuária do país. A diversificação da produção, a modernização das técnicas agrícolas e o foco na qualidade dos produtos são aspectos que contribuíram para essa relevância.

Com a solução, os agricultores podem contar com um sistema que fornece energia limpa e renovável para alimentar todas as operações. A autonomia energética do sistema garante maior estabilidade no fornecimento de energia, reduzindo os riscos de interrupções no fornecimento de eletricidade.

A MTR irá oferecer a flexibilidade de instalação em qualquer terreno, adaptando o projeto conforme as necessidades e características específicas do local.

“O custo operacional de uma usina solar de 1 a 2 MW varia a partir de R$ 1 milhão, que pode ser financiado com um payback de 3 a 5 anos. Além disso, com mais irrigação e otimização de processos com o mesmo espaço de terreno poderão ser realizadas de 2 a 3 plantação a mais por ano, um ganho não só de energia mas operacional também. A MTR oferece todos os serviços ao produtor rural, desde a compra dos equipamentos como módulos, estruturas fixas, trackers até a entrega de toda estrutura no local através da CT Botelho, empresa de logística do Grupo MTR”, diz Thiago Rios, CEO da MTR.

Essa nova solução da MTR permite uma redução significativa nos custos com irrigação, possibilitando uma economia de até 70% em comparação com o uso apenas de geradores a diesel.

Além disso, a utilização de energia solar e baterias também traz benefícios ambientais, reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.

No setor agro, as aplicações principais têm sido “pivôs de irrigação”, que representam 90% das demandas. Com a criação da MTR BESS | Vertical Agro, a MTR pretende ampliar suas ofertas de soluções de energia dedicadas à irrigação. Seu contrato inclui não apenas o fornecimento dos equipamentos, mas também operações e manutenção (O&M), garantindo eficiência e durabilidade aos seus clientes.

Como funciona o sistema

A solução completa e customizada da MTR BESS para o agro consiste em um sistema integrado de energia solar, gerador e armazenamento de energia por meio de baterias, oferecendo uma redução de até 70% no custo de energia para o produtor. O sistema é composto por:

  • Usina solar: será instalada uma usina solar fotovoltaica no terreno do produtor, utilizando painéis solares de alta eficiência. A energia solar captada será convertida em eletricidade;
  • Gerador: um gerador de alta potência será integrado ao sistema para fornecer energia de reserva em momentos de baixa incidência solar ou em situações de emergência;
  • Eletrocentro: será disponibilizado um eletrocentro equipado com inversores de energia, transformadores e outros dispositivos de controle e monitoramento, garantindo a eficiência e a segurança do sistema;
  • Baterias: o sistema contará com um banco de baterias de alta capacidade para armazenar o excesso de energia gerada pela usina solar durante o dia, permitindo o uso dessa energia durante a noite ou em momentos de pico de demanda com baterias de duração variada de 8h, 14h e 24h.

Com a nova solução para o Agro o produtor poderá plantar mais, em menor espaço de tempo com o mesmo espaço de terreno. Além disso, com a tecnologia de irrigação inteligente, o consumo de água será reduzido em até 50%, garantindo uma produção mais sustentável e eficiente. Com o uso de drones e o sistema de gerenciamento para monitoramento das plantações e da usina, o produtor poderá identificar rapidamente possíveis problemas e agir de forma mais eficaz, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Receba notícias no seu e-mail

Leia também