Search

3 pesquisadores de SC estão entre os mais influentes do mundo

Foto: divulgação.

A última pesquisa divulgada pela editora científica Elsevier, em parceria com a Universidade de Stanford, aponta 3 pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entre os mais influentes na área da ciência mundial.

São eles: Aleksandro Schafer da Silva, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), Alexandre Tadeu Paulino, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e Alexandro Andrade, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).

De acordo com a pesquisa, a seleção é realizada anualmente com os 100 mil melhores cientistas pelo c-score, que mede a qualidade e a relevância de artigos acadêmicos ou através da classificação de 2% dos pesquisadores mais citados no Scopus, banco de dados mundial. Os resultados abrangem o desempenho dos cientistas em 22 campos e 174 subcampos científicos.

Para Aleksandro Schafer, professor do departamento de Zootecnia da Udesc Oeste, esse reconhecimento é fruto de muito trabalho, dedicação e comprometimento:

É muito importante para mim e para a Universidade. Fazer ciência no Brasil não é uma coisa fácil, mas quando seu nome está em uma lista entre os pesquisadores mais influentes, é muito gratificante”.

O pesquisador é médico veterinário e produz conhecimento científico há mais de 12 anos. Atualmente, é líder do grupo de pesquisas aditivas e suplementos na nutrição animal em Chapecó. Seus estudos têm como foco a melhoria na saúde e nos produtos destinados aos animais.

Dentre os citados também está o professor do Programa de Pós-Graduação em Cências do Movimento Humano, Alexandro Andrade, que desenvolve pesquisas na área da psicologia de esporte, psicologia do exercício e atividade física da saúde. Além disso, também ministra as disciplinas de Metodologia da Pesquisa e Epistemologia.

Hoje vinculado ao Departamento de Educação Física da Udesc Cefid, o cientista explica que seus projetos de pesquisa buscam inovação e o maior impacto cientifico e aplicado em favor da universidade e da comunidade de Santa Catarina atendida nos projetos.

É uma conquista muito relevante, a qual se baseia na quantidade e especialmente na qualidade da produção científica”, afirma.

O professor do Departamento de Química da Udesc em Joinville, Alexandre Paulino, completa a lista. Atualmente o docente atua tanto com temáticas ambientais, associadas ao tratamento de águas e efluentes industriais, quanto com análises químicas de alimentos, metais tóxicos e poluentes orgânicos.

Na Udesc, além da graduação, ele é orientador no programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e no programa de pós-graduação em Química Aplicada.

Esse reconhecimento é um incentivo para a continuidade dos trabalhos de pesquisa, tanto para nós docentes quanto para nossos discentes, que também fazem parte dessas conquistas”, destaca.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também