Aproximadamente 49.600 resultados. Este é o total de notícias encontradas em sites, blogs e redes sociais no Brasil, sobre o caso da Bianca Censori que apostou em um look ousado para o Grammy 2025, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A esposa de Kanye West decidiu ir à cerimônia com uma roupa totalmente transparente, ganhando assim uma visibilidade mundial – para o bem ou para o mal.
Apesar de não ser a primeira vez que a australiana extravaga nas vestimentas, a atitude da esposa do rapper gerou um intenso debate sobre a comunicação não verbal, a provocação para com a mídia e a relação da nudez com a performance.
Eventos de grande visibilidade como esse chamam atenção para os figurinos que ali surgem, e isso, naturalmente, torna-se um prato cheio para a imprensa nacional e internacional.
Mas nem todos perceberam apenas a nudez da moça, já que a escolha de mostrar como veio ao mundo sempre será interpretada sob os mais diversos olhares e perspectivas.
Ao ficar sem roupas, já que o corpo fala e muito, ela pode ter utilizado o corpo para expressar-se como forma de romper padrões da sociedade tradicional, afirmar alguma forma de liberdade, criticar a hipocrisia social ou até usar o inusitado para chamar mais atenção, já que o ambiente é muito concorrido por visibilidade.
Sugiro, querido leitor, avaliar o impacto dessa escolha pelo olhar do público.
A sociedade enxerga o corpo feminino, infelizmente, para fins comerciais – até que se prove o contrário. A intenção de Bianca, seja artística, política ou publicitária, será interpretada de outra maneira pelas pessoas e pela mídia.
A comunicação não verbal que envolve o contexto do cenário é incompatível com a mensagem que talvez seja o pano de fundo para tal comportamento.
Ficar nua no Grammy não tem o mesmo impacto que aparecer assim em um protesto, em uma sala de museu ou em uma exposição para mostrar indignação com o desrespeito com a mulher.
Estou certo de que a nudez no Grammy deixou de ser uma expressão verdadeira para se transformar em uma jogada de mestre para ganhar as manchetes.
Lição que fica. Ao decidirmos nos expor – seja em público ou nas redes sociais – é preciso analisar o ambiente, a cultura e o público que vai ser impactado. Fatores externos influenciam a percepção da mensagem.
Independente do conteúdo, o cenário sempre vai reforçar o poder da comunicação não verbal. Muitas vezes o que não é dito verbalmente gera muitos debates acalorados. Cuide da sua comunicação, pois nem sempre a plateia verá a sua nudez.