Pesquisar

Em 8 meses, abertura de empresas cresce 17% em SC

Foto: GasparRocha/Pixabay

A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 17% entre janeiro e agosto, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).

O percentual representa o salto de 84.424 CNPJs criados nos primeiros 8 meses do ano passado para 98.892 empresas abertas no mesmo período este ano. A diferença é positiva em 14.468 empresas.

Considerando apenas o volume de empresas constituídas neste ano, se destacam a participação de sócias mulheres (109.929) bem como de jovens entre 21 e 30 anos (82.271). Além disso, o avanço fez o estado chegar a 1,57 milhão de empresas ativas em Santa Catarina.

A liderança é do setor de transporte e armazenagem, com 14.377 novos CNPJs, seguido do setor de comércio e reparação de veículos, com 12.716. Na sequência aparecem os setores de atividades administrativas e serviços complementares (11.885), construção civil (10.191) e indústria da transformação (9.335), entre outros setores.

A atividade econômica de Santa Catarina é a que mais cresce no país, com avanço de 6,1%. Essa pujança da nossa economia é fundamental para criar oportunidades de trabalho e de empreendedorismo. Apesar de um cenário desafiador a nível nacional e internacional, Santa Catarina mostra que é diferenciada e muito competitiva, fruto da competência do nosso setor produtivo”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

A maior parte é de micro e pequenas empresas. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) respondem por 81.013. Já as empresas de sociedade limitada (LTDA) são 29.420, as sociedades anônimas (SA) somam 208 e as cooperativas 79. A figura jurídica de Empresário Individual (EI), que está sendo substituída pelos MEIS, acumula retração de 11.879.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também