Expansão é o termo-chave nas perspectivas da Galapos, empresa especialista em consultoria estratégica para empresas, fusões e aquisições (M&A) e estruturação de projetos de inovação para utilização de incentivos governamentais.
Fundada em 2011, a consultoria com sede em Porto Alegre (RS) tem mais de 100 colaboradores e quer multiplicar por cinco vezes o tamanho da companhia.
A projeção de crescimento da Galapos passa pela solidez da XP, que adquiriu a consultoria em 2022 como parte da compra do Banco Modal.
A Galapos se tornou uma empresa XP na íntegra, operando como uma unidade de negócios Investment Banking da XP, dentro do XP Banco de Atacado. Com isso, a marca gaúcha passou a ter apoio de mais de 20 mil assessores de investimentos.
Para Fábio Vitola, CEO da Galapos, o fato dá elementos que sustentam o cenário positivo, destacando o tamanho da rede da XP Investimentos:
“Na prática, os assessores da XP podem ser vendedores das soluções para pessoa jurídica (PJ), uma das grandes avenidas de crescimento da própria XP. Ela navega muito bem também no mercado de pessoa física (PF) e dentro de PJ, já se inseriu há algum tempo. A Galapos traz para o próprio ecossistema as oportunidades amplas de crescimento”, explica.
Com o plano já em prática, a expectativa é de crescer dois dígitos na comparação com o ano anterior. Os dados se baseiam no crescimento médio dos últimos três anos.
Os bons resultados refletem nos números da empresa, que atualmente conta com mais de 300 clientes ativos em diversas regiões do Brasil.
De acordo com o CEO, a expectativa de crescimento é consequência do DNA, baseado principalmente pela ideia de valorizar a evolução e adaptação, filosofia que faz parte do dia a dia interna da empresa:
“O mercado muda, os clientes mudam, tudo evolui. Somos inquietos em relação a isso, então estamos constantemente em movimento e buscando a adaptação, seja para ajudar mais empresas, para ganhar amplitude, fazer o time crescer e evoluir. São nossos pontos fortes desde a fundação. Fomos aprendendo, fortalecendo e ressignificando os elementos da nossa cultura”, ressalta.