Pesquisar

Evento vai cocriar as tendências das marcas brasileiras

Foto: divulgação.

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será palco da Branded House – Distintividade Brasileira, um retiro exclusivo que reunirá 40 dos principais CMOs do país para definir as tendências das marcas 2026.

Mais do que um encontro, o evento propõe uma imersão criativa que une inteligência artificial, estratégia e colaboração para indicar caminhos que marcas brasileiras terão no futuro.

Diogo Machado, curador da Branded House, explica que, embora existam vários eventos internacionais que inspiram o mercado, como o SXSW, Cannes Lions e Effie Awards, ainda não havia um evento brasileiro com o propósito de ditar tendências:

“Somos um grupo com 160 dos maiores CMOs e heads de marca do Brasil. Com essa bagagem coletiva, temos autoridade e repertório para propor essas diretrizes que vão orientar o futuro das marcas brasileiras”.

Os líderes da Branded House gerenciam o marketing de marcas que faturam, juntas, mais de 800 bilhões de reais. Com o encontro, a ideia é que deixem os crachás de lado para refletir sobre o ponto de vista brasileiro dos fundamentos de marca.

O evento surge em um momento em que, com a democratização das ferramentas de inteligência artificial, a criação de conteúdo deixou de ser algo restrito a profissionais e entusiastas da área. Com isso, aumentou o volume de ruído visual e textual.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, cerca de 90% dos brasileiros afirmam já ter usado algum recurso de IA. Entre as ferramentas mais populares, o ChatGPT aparece em destaque: 53% dos entrevistados dizem ter recorrido a ele.

“O grande objetivo desse grupo é ter um ponto de vista brasileiro sobre marcas. Os eventos internacionais são muito importantes, mas não podemos tropicalizar tendências, temos que criar as nossas próprias. Nosso grupo tem o objetivo de dar a interpretação brasileira da distintividade de marcas locais, e a distintividade é aquilo que nos torna únicos. Com esse discurso coeso, oriundo do Brasil, temos capacidade de espalhar essa mensagem para outras marcas dentro do país e até exportar nossas fortalezas”, defende.

Além dos debates com especialistas sobre tendências de marca, o encontro contará com workshops colaborativos voltados a definir os elementos fundamentais da distintividade e identificar os clichês que devem ser evitados na comunicação das marcas brasileiras, além da análise de casos reais.

Mais informações e contatos do projeto estão disponíveis através do link clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também