Pesquisar

Startups de SC são premiadas no Audaces Lab

Foto: divulgação.

Três startups catarinenses foram premiadas na segunda edição do Audaces Lab, programa de inovação aberta da fashiontech Audaces em parceria com o Sebrae/SC.

A cerimônia de encerramento e entrega dos prêmios ocorreu na sede da Audaces, em Florianópolis.

A Coostura, de Blumenau, ficou em primeiro lugar com “Melhor Pitch”.

Criada por Andreyna Santos e Silva, a startup é uma plataforma que conecta costureiras autônomas e facções a indústrias e marcas do setor têxtil, com o propósito de formalizar e valorizar o trabalho das profissionais da costura.

Em segundo lugar ficou a Ouran (Montini), de Caçador, seguida pela Intracommerce, também de Blumenau, em terceiro lugar.

Nesta edição, o Audaces Lab expandiu o alcance para startups de todo o Brasil e manteve o foco em soluções com aplicação prática de inteligência artificial (IA) para segmentos diversos.

Entre os destaques estão ferramentas voltadas à previsão de tendências, personalização no e-commerce, otimização comercial e automações criativas.

Selecionadas entre 50 inscritas, 13 startups participaram do programa ao longo de cinco meses de imersão.

Além das premiadas, completaram o time Trendgov.ai, Marcat e REF, de São Paulo, Vurdere, de São José dos Campos, Sales Opers, de Blumenau, Agencia Automática e Business Crafter, de Florianópolis, Criando Soluções, de Baureri, Healthplay, de Porto Alegre, e Daraprobe, de Jaraguá do Sul.

Todas tiveram acesso a mentorias especializadas, conexão com executivos da Audaces e uma plataforma com 45 ferramentas de apoio ao desenvolvimento de negócios.

“O Audaces Lab nasceu para fortalecer o ecossistema de inovação da moda e acelerar soluções com potencial real de transformação para o setor. A cada edição, vemos um salto de maturidade nas startups e uma aproximação concreta entre a indústria e as novas tecnologias. Nosso objetivo agora é tornar o Lab um programa internacional”, afirma Jorge de Paula, diretor de Novos Negócios da Audaces e líder do projeto.

A iniciativa faz parte da estratégia de open innovation da Audaces, multinacional ítalo-brasileira com sede em Florianópolis e Palhoça, no Brasil, e em Rovereto, na Itália, e atuação em mais de 100 países.

A empresa aposta no Audaces Lab como um campo de experimentação para tecnologias emergentes aplicadas à moda digital, conectando startups, universidades, criadores e indústrias em torno de soluções escaláveis.

Para 2026, a expectativa é internacionalizar o programa, abrindo chamada para startups de outros países e envolvendo novos parceiros estratégicos.

Com três décadas de história, a empresa busca posicionar-se como plataforma global de inovação para a moda, promovendo transformações digitais, sustentáveis e colaborativas no setor.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também