Todos os anos, no mês de novembro, as paredes robustas, o piso de concreto e as reforçadas armações metálicas do pavilhão da Expoville, maior centro de convenções e exposições da região Sul, ganham vida e colorido com a Festa das Flores de Joinville.
Neste ano, a festa de flores mais antiga do Brasil chega à sua 85ª edição e ocorre de 18 a 23 de novembro, prometendo presentear o público com a exuberante exposição formada por mais de 30 mil plantas, entre orquídeas, flores e ornamentais das mais diversas espécies, cores, formas e tamanhos.
A festa oficial do município é, também, um importante atrativo turístico de Joinville e anualmente recebe cerca de 80 mil visitantes, vindos de todas as regiões do Brasil e também do exterior.
A Festa das Flores de Joinville é realizada pela AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
Com 87 anos de história, a AJAO é uma das mais antigas entidades de orquidofilia do Brasil e uma das principais responsáveis por preservar a tradição do cultivo de flores, em Joinville.
Essa expertise também se reflete nas exuberantes exposições que, a cada edição da Festa das Flores, surpreendem os visitantes.
De acordo com Luciano Coradi, diretor da Expoville, a Festa das Flores é o evento de maior público e representa cerca de 20% do número de visitantes que o centro de convenções e exposições recebe anualmente.
A importância do evento para a Expoville também é demonstrada na sua plenária, auditórios e salas de reuniões, que levam o nome de flores como Orquídea, Azaleia, Bromélia, Girassol, Margarida, Antúrio, Violeta, Rosa, entre outras.
“Assim como tem grande representatividade para a cidade, a Festa das Flores é muito importante para a Expoville. São anos de parceria e trabalho conjunto, onde a AJAO demonstra toda a sua competência com as flores, enquanto nós atuamos com a experiência de um centro de convenções que assina eventos de padrão internacional”, destaca.
Já o presidente da AJAO, o orquidófilo Oraci Reinheimer, avalia que o Centro de Convenções é o espaço ideal para o evento:
“Além disso, a receptividade e atendimento da equipe da Expoville, a infraestrutura, os móveis, a preparação da área externa para que a gente possa de fato receber os visitantes em um ambiente bonito e confortável, certamente contribuem de maneira essencial para o sucesso da nossa Festa das Flores”.
Transformações em todas as etapas
O planejamento da Festa das Flores é um trabalho realizado no decorrer de alguns meses. Na etapa de concepção de projeto, a Expoville atua de forma estratégica em questões relacionadas ao uso otimizado dos espaços e com a apresentação das melhores soluções para as partes elétrica e hidráulica.
No período que antecede a festa, a parte externa do complexo tem seus cuidados intensificados. Entre as iniciativas, estão a revisão da limpeza das áreas de circulação, podas diferenciadas nas árvores e vegetação do Parque da Expoville e reforço nas pinturas de sinalização do estacionamento.
Ainda no período pré-evento, a planta original do equipamento sofre algumas adaptações para se adequar ao formato da Festa das Flores. Sob a supervisão e com as devidas liberações dos órgãos competentes, são realizadas mudanças temporárias nas rotas de fuga e saídas do equipamento.
Em outra iniciativa de parceria, a Expoville estende os prazos disponibilizados para montagem e desmontagem do evento, garantindo mais tranquilidade aos organizadores, fornecedores e prestadores de serviços.
Durante os seis dias de realização da Festa das Flores, a equipe da Expoville está sempre de prontidão e atenta às suas atribuições.
Nesse período, cerca de 70 pessoas, entre coordenadores, plantonistas e seguranças, se revezam 24 horas por dia para garantir o suporte necessário.
O serviço de recepção dos visitantes é outro ponto de atenção. Na área de estacionamento, que conta com 2,5 mil vagas, 45 profissionais trabalham para otimizar o processo de logística e otimizar a recepção dos ônibus de excursões e o trânsito dos demais veículos.
A parte de acessibilidade também ganha reforço e a quantidade de vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência é duplicada.
Dentro do pavilhão de exposições, um dos principais cuidados é com a climatização. Para garantir a saúde e beleza das plantas durante todo o evento, a cada hora são realizadas medições para controle da temperatura.
“A Expoville oferece à Festa das Flores toda a infraestrutura compatível com a sua grandiosidade. Nosso centro de convenções é completo e flexível, com mais de 210 mil m² de área total, sendo aproximadamente 20 mil m² de área coberta, em uma localização privilegiada. Nosso pavilhão possui 11 mil m2 e é totalmente climatizado. Além disso, oferecemos diferenciais exclusivos relacionados a geração de energia e logística interna, que garantem segurança, economia e automação. Na Expoville, o público da Festa das Flores vai vivenciar todas as experiências que foram idealizadas para surpreendê-lo. Por isso, transformamos os nossos espaços, acolhendo cada visitante de modo que ele se sinta como legítimo integrante daquele universo repleto de vida, cores e beleza”, conclui Luciano.