A ArcelorMittal Brasil é a primeira produtora de aço na América Latina a adquirir a Declaração Ambiental de Produtos (DAP) para Bobinas Laminadas a Quente, Bobinas Galvanizadas e Galvalume.
Os produtos, destinados à construção civil, são desenvolvidos nas plantas industriais do segmento de aços planos: Tubarão/ES e São Francisco do Sul/SC.
As declarações emitidas pelo órgão alemão IBU (Institut Bauen und Umwelt) são baseadas nas normas ISO 14025 e EN 15804.
Auditado de forma independente, os documentos reúnem dados sobre o ciclo de vida e os impactos ambientais dos produtos.
É uma ação pioneira orientada a demonstração dos impactos ambientais dos produtos.
“A transparência em mostrar os impactos dos produtos da ArcelorMittal Brasil é o principal aspecto da DAP. A certificação considera os processos de extração e produção, incluindo o fim da vida do produto”, explica Guilherme Abreu, gerente-geral de Sustentabilidade da empresa.
Uma das novidades é que o processo da emissão da declaração para os novos produtos levou cerca de um ano.
“As outras declarações obtidas pela ArcelorMittal demoraram, aproximadamente, um ano e meio. Além da experiência anterior, a contratação de uma consultoria nacional para nos dar suporte deu maior agilidade ao processo”, aponta Leonardo Ribeiro, analista de Meio Ambiente da ArcelorMittal.
A iniciativa foi alavancada pela área do marketing da ArcelorMittal Brasil Aços Planos e coordenada pelo setor de sustentabilidade.
Ela contou com a colaboração de diversas áreas do segmento de planos, entre elas: Meio Ambiente, Desenvolvimento de Produtos, Pesquisa & Desenvolvimento, Assistência Técnica e Desenvolvimento da Construção.
A equipe de Pesquisa & Desenvolvimento de Mazières, na França, também colaborou ao longo do processo.
A partir de agora, os produtos do segmento de Aços Planos para a construção civil possuem a declaração.
“A DAP possibilitará uma maior presença de nossos produtos no setor de construção e a iniciativa vai ao encontro do cenário atual de edificações certificadas e com maior apelo sustentável”, destaca Alexandre Gama, Gerente de Desenvolvimento da Construção Aços Planos.