O primeiro Centro de Inovação do Governo do Estado completa quatro anos impulsionando o ecossistema da Serra catarinense.
Muitas das ações desenvolvidas pelo Órion Parque foram colocadas em prática com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
Para reforçar a parceria, a entidade lançou nesta quarta-feira, dia 24, um edital para fomento de programas e projetos voltados ao empreendedorismo inovador.
O objetivo da chamada pública 11/2020 é consolidar empreendimento como referência de tecnologia e inovação, na criação de novos negócios e na qualificação de profissionais.
A aproximação do ambiente acadêmico com as empresas dá oportunidade para que boas ideias se tornem negócios viáveis, impactando na economia e na geração de novos empregos.
Serão destinados R$ 100 mil à organização da sociedade civil que apresentar a melhor proposta de promoção do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de Lages e região.
O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Hothausen, explica que é a primeira vez que a fundação recebe e operacionaliza recursos de uma emenda parlamentar:
“Para nós é muito importante buscar novas fontes para fomentar as ações de CTI em nosso Estado. Agradeço à deputada Carmen Zanotto e tenho certeza que a chamada publica irá contribuir para o fortalecimento das ações de empreendedorismo inovador no Centro de Inovação de Lages”.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, novas parcerias agregam e multiplicam o alcance das ações de inovação:
“Os Centros de Inovação são ferramentas pensadas e planejadas justamente para fortalecer o ecossistema de inovação do Estado, e fazem isso por meio de cooperação entre universidades, sociedade civil, poder público e empresas que, integradas, trabalham na construção de soluções inteligentes”.
As instituições interessadas em participar da chamada podem ser inscrever até o dia 4 de agosto clicando aqui.
INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO INOVADOR
A Fapesc tem apoiado projetos e ações dentro do Órion Parque. Um deles é o Programa Nascer, que já na primeira edição está ajudando a desenvolver ideias que em breve poderão se tornar negócios viáveis. O programa está com inscrições abertas até 30 de junho para a segunda edição, quando vai selecionar mais 10 projetos.
Também foram destinados mais R$ 100 mil ao centro de inovação para monitoramento e aprimoramento do ecossistema local. A fundação providenciou ainda dois bolsistas, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para aplicar um projeto de melhoria das funções de governança do ecossistema de CTI em Lages.
Com projetos e parcerias voltados ao centro de inovação, Fapesc e Governo do Estado garantem investimentos para fortalecer o empreendedorismo inovador, a geração de emprego e renda.
“Aproveito para parabenizar o Órion Parque por seus quatro anos de conquistas e sucesso, contribuindo decisivamente na construção de uma comunidade empreendedora e inovadora na região serrana”, finaliza o gestor.