As pessoas nunca viajaram tanto para correr. É o que afirma a pesquisa The State of Running 2019, da Associação Internacional de Federações de Atletismo em parceria com a Run Repeat.
A corrida como esporte recreativo se popularizou e engaja pessoas de todas as faixas etárias, motivadas pelos benefícios físicos e psicossociais que ela proporciona.
Para ajudar as assessorias esportivas a melhorarem essa experiência, foi criado o Runpass, aplicativo que chega ao mercado este mês.
A plataforma permite que elas deem suporte aos alunos em viagens pessoais ou para participarem de maratonas em qualquer lugar do Brasil.
Devido ao momento atual, de combate e prevenção ao coronavírus, a equipe do aplicativo também desenvolveu uma máscara especial para corrida de rua e os primeiros alunos cadastrados no aplicativo receberão um exemplar de brinde.
Aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Inovação de Florianópolis, o aplicativo foi desenvolvido para oferecer a atletas o apoio necessário para preparação física e suporte durante provas de corrida, especialmente quando são realizadas fora da cidade onde moram.
“A ideia é solucionar alguns dos principais problemas enfrentados por corredores que viajam, como os altos preços de hospedagem e translado, a falta de segurança para se deslocar até o evento esportivo e a pouca interação entre os participantes”, explica André Coelho, responsável pelo projeto.
A motivação para desenvolver a solução surgiu após ele, que é CEO da startup Run Club, identificar que muitas assessorias não utilizavam tecnologia de pagamentos recorrentes em seus planos mensais e que os alunos desejavam maior interação nas sua viagens com outras equipes de treinos.
Para sair do papel, o projeto captou recursos com a Incentiv.me e recebeu aporte de R$ 92 mil da Softplan, uma das maiores empresas de software do país.
Na prática, as assessorias podem criar planos mensais, semestrais, anuais na plataforma Runpass.
Os alunos realizam o pagamento das mensalidades utilizando meio digital seguro nas transações com cartão de crédito e boleto bancário.
Os treinos são remotos e os participantes interagem com equipes locais em viagens por todo o Brasil.
“Investir em qualidade de vida e na saúde gera maior felicidade e bem-estar e, dentro das empresas, isso se reflete em maior engajamento e produtividade. Na Softplan, desenvolvemos programas internos focados na saúde física, mental e emocional dos colaboradores para estimulá-los a terem uma vida mais saudável, contribuindo para criar uma cultura de bem-estar permanente. Investir em uma iniciativa como o Runpass é estender essa promoção da saúde a toda a sociedade”, diz Renata Bittencourt Boschetto, coordenadora de Serviços, Operações e Saúde e Bem-Estar da Softplan.
A primeira rodada de testes do aplicativo foi realizada com a base de alunos da Assessoria Ztrack (SP). A migração foi realizada para 100 usuários com pagamentos recorrentes.
“Em junho já estamos com contrato assinado com mais duas grandes assessorias, a Guana Trainer (Belo Horizonte/MG) e a Sprint Assessoria (Florianópolis/SC) para migração dos alunos para plataforma Runpass, o que já garante uma perspectiva de crescimento mensal de 50% nos próximos três meses somente com estas três assessorias”, comenta André.