Siga nas redes sociais

Search

Movimentação de contêineres no Porto de Itajaí cresce 22%

O Porto de Itajaí teve crescimento de 22% na movimentação de contêineres no berço público e da APM Terminals.

Foram movimentados 44.188 TEUs (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés), contra 36.147 TEU’s no mesmo período do ano anterior.

A tonelagem movimentada apresentou crescimento de 20% no mesmo comparativo.

Em relação ao Complexo Portuário de Itajaí, foram movimentados 107.130 TEU’s com 1.178.463 toneladas.

Os números indicam um crescimento de 16% na quantidade de TEUs e 10% na tonelagem movimentada.

“A movimentação registrada nesse primeiro bimestre foi muito expressiva, porque geralmente no início do ano temos uma retração do mercado e esse ano foi ao contrário. Podemos destacar o crescimento de 23% na movimentação de cargas conteinerizadas nos berços públicos (cais público e APM Terminals), ou seja, um número bem significativo que vínhamos mantendo em janeiro e fevereiro, não apenas no cais público, mas no complexo como um todo. Essa projeção, apesar do impacto gerado pelo Novo Coronavírus, é ainda positiva para o mês de março, quando devemos encerrar o trimestre com crescimento. E independente do volume que vamos movimentar a nossa missão é manter o porto operando para que possamos atender a todas as empresas que sejam envolvidas com a atividade portuária, de logística e de comércio exterior, para que elas possam gradativamente retomar o seu nível de movimentação”, destaca Heder Cassiano Moritz, diretor Geral de Operações e Logística da Superintendência do porto.

BIMESTRE

Em todo o complexo foi registrado a movimentação de 2.181.738 toneladas, crescimento de 10% em relação aos dois primeiros meses de 2019, que registraram um acumulado de 2.072.306 toneladas.

O terminal Portonave movimentou 1.335.096 toneladas no acumulado de 2020, crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2019.

Em relação as cargas conteinerizadas, foi registrada movimentação de 625.295 toneladas e 62.942 TEUs no mês de fevereiro, elevando o acumulado do ano para 122.866 TEU’s com 1.266.016 toneladas.

ATRACAÇÃO

A atracação de embarcações também registrou um aumento positivo nesse período.

No mês de fevereiro atracaram 85 embarcações, sendo 41 nos berços públicos e na APM Terminals e 44 nos Terminais de Uso Privado (TUPs). O terminal Braskarne não registrou escalas em fevereiro.

PARTICIPAÇÃO

A participação do Porto de Itajaí na corrente de comércio catarinense é de 59,5% e na corrente de comércio brasileira é de 3,9%.

As exportações representam 61% no sentido das cargas movimentadas em toneladas e as importações 39%.

Os principais produtos exportados foram carnes, frango e mecânicos e eletrônicos, com destaque para o segmento de papel e derivados com crescimento de 178,5%.

No que se refere as importações, as principais mercadorias são: mecânicos e eletrônicos, plásticos e borrachas e têxteis e diversos.

CORONAVÍRUS

Desde que declarou situação de emergência em saúde pública, Itajaí vem estabelecendo medidas de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública em razão da pandemia.

Por determinação expressa do Governo Federal, o porto vem mantendo suas atividades em funcionamento.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail