Siga nas redes sociais

Pesquisadores da UFSC Joinville conquistam primeiro lugar no Programa Centelha

Redação Economia SC

Redação Economia SC

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Os professores da UFSC Joinville, Anderson Wedderhoff Spengler e Giovani Gracioli e o egresso do curso de Engenharia Mecatrônica, Felipe Fraporti, são os autores da proposta classificada em primeiro lugar entre as mais de 1.200 ideias submetidas ao Programa Centelha de Santa Catarina.

A iniciativa é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O projeto “Detecção de anomalias da tubulação para empresas de saneamento”, dentro da temática Internet das Coisas (IoT), tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução de hardware e software capaz de capturar e enviar dados da tubulação de água em tempo real para posterior análise e detecção de vazamentos na rede de distribuição.

Devido à análise inteligente dos dados após a captura, espera-se reduzir a perda de água no Brasil, que hoje é de aproximadamente 38%, em média.

Além da primeira colocação, Felipe Fraporti conquistou também o segundo lugar entre os aprovados, com a proposta “Eduu.io – Reforço de Estudo Digital”, na temática Inteligência Artificial e Machine Learning.

O programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores por meio de capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

Os projetos aprovados receberão o valor de até R$ 60 mil para que possam tirar suas ideias do papel.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Tigre abre inscrições para Programa de Estágio 2024

Joinville lança plataforma virtual de informações turísticas

Startup vencedora Prêmio LIDE Futuro 2022 vai inaugurar nova sede em Joinville

Receba notícias no seu e-mail