Siga nas redes sociais

Search

Contrato futuro de dólar: o que é e vale a pena?

Por Marcelo Miranda, Consultor de Investimentos e Sócio da Warren Brasil

O contrato futuro é um tipo de ativo negociado na Bolsa de Valores. Nele, as duas partes de uma negociação (comprador e vendedor) concordam com um preço específico para uma compra que será concretizada no final de um prazo (geralmente mensal). 

Essa é uma opção muito utilizada por quem negocia commodities, como produtos agrícolas. Assim, se o preço do produto cai no período, o vendedor protege o valor da venda. Se os produtos valorizam, por outro lado, o comprador é quem lucra. 

Como funciona o contrato futuro de dólar?

No contrato futuro de dólar, essa operação é realizada com uma quantidade específica da moeda ao invés de produtos. Assim, se o dólar sobe, o comprador lucra. Se cai, pode ter prejuízos.

Os contratos futuros são negociados em lotes. Para tornar esse ativo mais acessível para a pessoa física, existem também os mini contratos. Esses exigem um aporte menor para investimento.

Vale a pena investir em contrato futuro de dólar?

Apesar de ser uma forma um tanto comum de investir em câmbio, os contratos futuros não são exatamente intuitivos. Em geral, são operações complicadas e que envolvem alto risco. Alto risco mesmo. É o tipo de ativo que eu nunca recomendei para clientes e dificilmente vejo alguém com um histórico positivo o suficiente para que valha a pena tamanho risco.

Como sei se devo ter contrato futuro de dólar na minha carteira?

Esse tipo de ativo é recomendado apenas para investidores que já possuem uma carteira de alta complexidade. Ou seja, incluir ou não esse tipo de ativo em sua carteira pode ser uma boa dependendo do seu perfil de investidor, do seu momento de vida e da estratégia de investimentos que você já tem com seu gestor ou gestora de investimentos.

Se você ainda não possui uma estratégia de investimentos definida a partir do seu planejamento financeiro ou ainda não investe com acompanhamento de um profissional, esse tipo de operação não é recomendada. O motivo é simples: tudo que envolve alto risco e operações complicadas geralmente não vale a pena. Há formas mais tranquilas, inteligentes e até prazerosas de cuidar do seu patrimônio e o ver crescer.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail