Siga nas redes sociais

Search

Projeto da Renner e do Sebrae vai beneficiar 85 empresas de Santa Catarina

O setor de moda foi um dos que mais sofreu com a pandemia do coronavírus. As quedas de faturamento, segundo pesquisa do Sebrae com a FGV, chegaram a 77% em abril e 67% em maio.

Para auxiliar a cadeia produtiva do setor durante esse período, o Sebrae fechou uma parceria com as Lojas Renner para fornecer consultorias sobre gestão financeira e gerenciamento de crise para mais de 200 pequenos negócios no Brasil.

As consultorias estão sendo oferecidas às empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que produzem peças para fornecedores da varejista de roupas.

Ao todo, a consultoria dura dois meses com encontros semanais on-line.

Serão 12 horas de atendimento com consultores do Sebrae sobre três temas: gestão financeira, linhas de crédito disponíveis no mercado e ferramentas para enfrentar a pandemia.

A iniciativa está atendendo 85 empresas em Santa Catarina gerando impacto em aproximadamente 2 mil empregos diretos.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, este momento é fundamental para garantir assistência a essas empresas para que elas se mantenham ativas e competitivas:

“Ninguém esperava uma crise como essa e muitas empresas não estavam preparadas. Estamos somando esforços para garantir apoio aos pequenos negócios para que se mantenham ativos, produtivos e competitivos. Precisamos garantir a sobrevivência das empresas do setor têxtil catarinense, tão importante para o desenvolvimento da nossa economia”.

A empresária Kalinka Gielow, proprietária da Zairon Indústria, localizada em Blumenau e uma das contempladas com as consultorias celebra a iniciativa.

“É uma grande oportunidade poder contar com o Sebrae e a Renner em um planejamento de gestão de crises. Não basta ter experiência na profissão e nessa consultoria ganharemos um pacote completo”.

Para Wilson Correia, dono da empresa WE Confecções, de Indaial, o suporte oferecido está sendo crucial para a perenidade do negócio:

“Eu já havia demitido alguns funcionários e estava praticamente fechando as portas. A notícia do suporte financeiro do fundo da Renner e o apoio das consultorias do Sebrae é um fator crucial para manter o nosso negócio”.

O diretor de produto das Lojas Renner, Henry Costa, afirma que a companhia depende das pequenas empresas:

“Quase 70% do que a gente vende é da produção local, fabricado no Brasil, por isso precisamos tanto apoiar os empreendedores e cooperativas de costura e preservá-los para manter nossa cadeia interna viva”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail