Siga nas redes sociais

Search

Diversificação de carteira é alternativa para atingir metas no ramo de investimentos

Compartilhe

Por Ana Paula Tomelin, CEO da Investweb

A importância da diversificação da carteira de investimentos está totalmente ligada ao se estabelecer metas na vida financeira. Nesse sentido, ter uma noção dos propósitos e objetivos que se quer atingir é extremamente crucial para poder tomar decisões assertivas de onde investir. É importante destacar que, no segmento de investimentos, é recomendado estar ciente do quanto e onde será aplicado, levando em consideração o tempo de resgate para obtenção do retorno esperado. Daqui em diante, vou exemplificar três opções.

A primeira é em relação ao valor que pode ser resgatado para uma eventual emergência. Ou seja, mesmo com o dinheiro aplicado, você consegue movê-lo a qualquer momento. Um caminho possível é através do Tesouro Direto porém com atratividade  baixa quando fala-se em rentabilidade, uma vez que leva como base a taxa Selic, que atualmente está em 2,25%, seu menor valor considerando a série histórica. 

Como exemplo, digamos que a minha meta é comprar um imóvel daqui cinco anos, neste caso, você pode direcionar este valor num investimento de médio prazo, porque você tem este tempo disponível de espera, já que sua meta é só daqui há cinco anos. Uma opção neste caso é um investimento imobiliário, que possui uma rentabilidade muito mais vantajosa, entregando entre 150% a 300% do CDI. O valor do investimento pode ser um o começo já que o retorno dele normalmente ocorre entre 24 a 36 meses. Podendo então talvez fazer até duas rodadas nesta modalidade de investimento, até completar aproximadamente estes cinco anos de meta. 

Por último, quando se têm um valor que não vai comprometer o caixa, essa porcentagem pode ser investida em opções com mais riscos, e consequentemente mais rentáveis. Uma oportunidade nesse sentido pode estar em startups. Esses tipos de empresas geralmente captam valores para conseguirem acelerar processos e oferecem, na maioria dos casos, participações societárias. Por estarem ligadas à inovação e disrupção de mercados tradicionais, podem alavancar rapidamente e oferecer um ganho ainda maior. 

Compartilhe

Uma plataforma prática transparente de investimentos online e networking

Leia também

Receba notícias no seu e-mail