Siga nas redes sociais

Search

Conselho consultivo ajuda empresas a enfrentarem a crise

Reagir rápido ao cenário econômico incerto não depende apenas de uma boa administração interna. Ainda mais no mercado brasileiro, em que 99% das empresas são familiares e somente 43% delas apostam em planejamento para o futuro do negócio, de acordo com consultoria a PwC.

É neste contexto que ganham espaço os conselhos consultivos, que reúnem em sua estrutura profissionais externos com formação variada para apoiar a tomada de decisão.

Roberto Vilela, consultor empresarial e mentor de negócios, avalia que na crise econômica, ter uma visão de mercado que ultrapassa os muros da própria empresa é crucial para a estratégia de fortalecimento:

“Diferentemente de um conselho administrativo, que é fixo e composto por pessoas ligadas diretamente ao negócio, no conselho consultivo você traz a visão de profissionais com expertise em determinadas áreas, com o objetivo de avaliar ações para fortalecimento. Ou seja: é uma visão externa, sem preconceitos ou sentimentos ligado ao pertencimento do negócio. É uma estratégia interessante porque dá ao gestor um panorama muito realista em relação ao cenário econômico como um todo, e não apenas da rotina da empresa”.

Para ele, um dos grandes benefícios de um conselho consultivo neste momento é contar com a opinião de especialistas sem abrir mão da questão do custo-benefício:

“É uma forma de investimento muito interessante porque o conselho consultivo não é formado por profissionais com dedicação exclusiva ao seu negócio, o que habitualmente significa um custo menor. Além disso, são pessoas ligadas ao cotidiano de diversas frentes, como a área comercial, de marketing, de produto, de tecnologia. Elas trazem uma bagagem muito ampla e expertise que é fundamental para a assertividade neste momento”.

A rotina dos conselhos consultivos

Com a pandemia, a rotina dos conselhos consultivos também passou por mudanças:

“Reuniões esporádicas passaram a ser mais frequentes no ambiente virtual. Além disso, entendo que o conselheiro atua de forma muito mais ampla do que na discussão pontual da reunião. Ele contribui com insights frequentes, compartilha sua visão e experiência de mercado, além de apoiar diariamente a tomada de decisão, com sua experiência em outros negócios e trabalhos. Tudo isso sem comprometer, por exemplo, o sigilo das informações, mas tornando a atuação muito mais estratégica”.

A visão do especialista é evidenciada em pesquisas recentes. Segundo a consultoria KPMG, ao menos 90% dos conselheiros ouvidos já haviam apoiado as empresas a se organizarem para o enfrentamento da crise ainda em março, através de busca de recursos, renegociação com fornecedores a ações para preservação do capital humano. Ou seja: a visão estratégia foi um diferencial para a rápida adaptação dos negócios em tempos de pandemia.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail