Siga nas redes sociais

Search

Integração de softwares é tendência para melhorar eficiência operacional das empresas

A integração entre sistemas é uma das tendências do futuro. Segundo uma pesquisa da consultoria Gartner, ao menos 45% dos recursos materiais e humanos em novos projetos de tecnologia serão usados neste processo.

Com isso, as integrações como serviço Integration Platforms as a Service(iPaaS) e Application Programming Interface (API) ganharão espaço.

A consultoria estima que até 2022 deve ocorrer o investimento de 3 bilhões de dólares em soluções iPaaS.

O objetivo das duas tecnologias é otimizar a eficiência operacional das empresas, reduzindo os custos, pois dispensa a necessidade de manter uma equipe interna de desenvolvedores. 

API é uma interface de programação usada para que outros sistemas troquem dados, enquanto a iPaaS é uma plataforma que conecta as APIs.

Ambas permitem que sistemas internos sejam atualizados com alta tecnologia, de uma maneira fácil de operar. 

“Realizar processos de integração manualmente é possível, porém é demorado, custa caro e não permite escalar. Os problemas entre as integrações surgem com frequência, ocasionando falhas no envio de informações, duplicidade ou perda de dados e diversos erros que interrompem a operação e exigem horas de desenvolvimento até identificar e solucionar os problemas”, explica Valdemir Silveira,  executivo de operações e negócios da Supero, responsável pela APIPASS, plataforma iPaaS da empresa. 

A APIPASS é um exemplo de iPaaS e integra todo o negócio, softwares, sistemas e aplicativos, em um só canal, gerando economia de tempo e dinheiro.

Um dos grandes diferenciais é o formato híbrido, que permite que as empresas façam integrações de sistemas que estão alocados em servidores internos, por exemplo, sem depender de internet.

Confira alguns exemplos de APIs utilizados em diferentes setores:

Assinatura digital

Com a pandemia do coronavírus, a assinatura digital se tornou cada vez mais importante.

BRy Tecnologia, empresa especializada em soluções de criptografia, desenvolveu serviços via API, que permitem a verificação de certificados digitais e  assinatura nos principais padrões nacionais e internacionais. 

A assinatura digital segue o Padrão Brasileiro de Assinatura Digital definido pela ICP-Brasil, garantindo a autoria e integridade dos documentos eletrônicos assinados com o certificado digital e assegura sua validade jurídica.

Ela permite a desmaterialização de documentos,  dispensando o uso de papel e sem sofrer interferência de fuso horário ou localidade.

Possui também suporte para os padrões básicos de assinatura digital (CMS, PDF, XMLDsig) e os padrões europeus definidos pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute). 

Segurança em criptografia

Uma solução voltada a dar mais segurança em processos também foi desenvolvida pela empresa.

A API de Carimbo do Tempo pode ser integrada a sistemas e em diferentes áreas.  

“O carimbo do tempo registra data e hora a partir de uma fonte de tempo segura, como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)”, destaca Darlan Vivian, technology manager da BRy Tecnologia.

A solução é usada no registro preciso de  início e fim de contratos, impedindo um registro retroativo.

Também auxilia na protocolização de documentos digitais e funciona como evidência do momento exato em que uma operação ou novo aporte são efetuados.

Pagamento por reconhecimento facial 

No caso da Payface, startup de tecnologia que usa de reconhecimento facial para proporcionar um pagamento rápido em varejos físicos, o desenvolvimento de seu API permite que empresas parceiras possam integrar seus sistemas à solução da startup.

A tecnologia permite que facilmente qualquer varejista passe a identificar pagamentos com o rosto, simplificando a comunicação da ferramenta com sistemas de automação de mercado, ponto de vendas, frente de caixas e aplicativos das mais diversas formas.

“Com biometria associada a outras técnicas criamos uma metodologia segura e à prova de fraude. Um varejista que está integrado com nós através de API não precisa se preocupar com nenhuma parte do armazenamento das imagens de reconhecimento facial ou dos dados de cartões de crédito. Todo esse cuidado já está dentro da nossa tecnologia”, comenta Ricardo Fritsche, cofundador da Payface.

Além disso, segundo ele, outra vantagem é a possibilidade de integração da ferramenta no próprio aplicativo do varejista. Assim, permitindo que se mantenha a identidade e a marca do parceiro. 

Gestão e processamento de pagamentos

No setor financeiro, automatizar os processos é uma das principais maneiras de garantir a otimização do tempo, as API’s podem auxiliar promovendo eficiência, segurança e agilidade.

A Transfeera, fintech open banking, oferece integração por API para gestão e processamento de pagamentos.

“Com essa solução é possível realizar um ou milhares de pagamentos de maneira escalável”, demonstra Guilherme Verdasca, CEO da fintech.

A validação de dados bancários é mais uma das funcionalidades oferecidas, também com integração via API.

“Os dados bancários do favorecido passam por uma validação, que pode ser: apenas por sistema, a fim de garantir que os dados bancários estão corretos e que o documento informado é válido; ou ainda por método avançado com micro-depósito, a fim de garantir que o favorecido informado é o titular da conta e vai receber o pagamento, evitando perdas e falhas”, finaliza o empresário.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail