Siga nas redes sociais

Search

Unicesumar investe R$ 10 milhões em laboratórios de engenharias

Compartilhe

Estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e Mecatrônica da Unicesumar contarão com um moderno laboratório nas aulas práticas.

Com investimento de R$ 10 milhões, mais de 8 mil alunos serão beneficiados, em 56 polos da instituição pelo Brasil.

“As bancadas utilizadas no laboratório são o que há de mais inovador no ensino das Engenharias. Nos baseamos nas mesmas tecnologias utilizadas por universidades de referência internacional para maximizar a experiência do estudante na era digital”, explica Fabio Gentilin, coordenador dos cursos de Engenharias da EAD Unicesumar.

Para a elaboração dos equipamentos, ele visitou países referência em ensino como China, Alemanha e Estados Unidos, onde conheceu tecnologias educacionais ainda não ofertadas no Brasil.

Com a parceria da startup Owntec, especializada no desenvolvimento de soluções didáticas para engenharias, recriaram os recursos que conheceram no exterior, produzindo equipamentos personalizados dentro dos objetivos da Unicesumar.

“Desenvolvemos equipamentoscom tecnologia exclusiva no Brasil, onde o aluno controla, comanda e monitora em tempo real, uma prática a distância, em cima de um equipamento físico. Nosso objetivo é oferecer aos nossos estudantes e futuros engenheiros uma experiência em conectividade, alinhada à indústria 4.0 e a internet das coisas”, destaca Luiz Antonio Barbieri, CEO da Owntec.

Com os novos equipamentos, os alunos colocarão em prática o que já estudaram na teoria através de ensaios de diferentes naturezas, como realizar teste de tração e compressão, verificar como se comporta o fluído dentro de tubulações de diferentes diâmetros e valores, além de simular na prática circuitos elétricos prediais e residenciais.

Os laboratórios são compostos por maletas de física e química, materiais da indústria da construção, tecnologias de construção, automação industrial, ergonomia e segurança do trabalho.

Já as bancadas que simulam fenômenos de transporte, mecânica e resistência dos materiais e eletricidade.

METODOLOGIA ATIVA

Os cursos híbridos da EAD Unicesumar rompem com o tradicional ensino das engenharias, pautado no desenvolvimento do aprendizado a partir da experiência.

Estruturados por meio de metodologias ativas desde o primeiro módulo, os cursos utilizam estudos de caso, gamificação, peerinstruction (instrução entre pares) e rotação por estações.

Esse modelo de ensino também conta com tutores facilitadores nos laboratórios físicos, que acompanham o desenvolvimento prático dos alunos.

“Neste momento, em que os encontros presenciais não podem acontecer devido a pandemia, estamos trabalhando com todas as medidas de segurança, para deixar os laboratórios prontos e em pleno funcionamento, para assim que as aulas presenciais forem retomadas, os estudantes terem acesso as mais modernas ferramentas e práticas no ensino das Engenharias”, comenta Thuinie Medeiros, head de metodologias ativas.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail