Siga nas redes sociais

Search

Por que os brasileiros estão consolidando seus créditos

Hoje, os brasileiros estão dependendo muito dos empréstimos para conseguirem comprar os seus bens. Para muitos, ainda assim, as dívidas podem ser complexas de gerir. Conheça o crédito consolidado e suas vantagens.

A vida econômica internacional e, claro, também a brasileira, traz desafios para a grande maioria das pessoas. A inflação, a par com salários que nem sempre são suficientes, trabalhos precários e circunstâncias de desemprego levam muitas pessoas a buscar alternativas menos tradicionais para conseguirem seus rendimentos.

Essa tendência tem sido observada no Brasil. O número de empreendedores buscando formas de fazer dinheiro trabalhando em casa aumentou, bem como o número de pessoas que procuram empréstimos bancários ou online para conseguirem algum dinheiro para pagar seus boletos ou comprar produtos de que necessitam.

A aquisição de créditos tem feito, ainda assim, com que o Brasil assista ao aumento de casos de indivíduos negativados por incumprimento no pagamento das mensalidades de seus créditos.

Para evitar cair nessa situação, muitas famílias estão optando por trocar seus vários créditos por um único crédito consolidado, para aligeirar os pagamentos mensais e melhorar a sua fluidez econômica.

Dessa forma, a intenção é se libertarem das várias mensalidades dos créditos adquiridos e ficarem com um único pagamento mensal de valor mais reduzido do que a soma dessas quantias.

A reunião de várias obrigações numa única não apenas reduz a despesa mas também facilita a organização financeira, podendo ajudar a reduzir o risco de ficar negativado por falha nos pagamentos.

Venha compreender o que é um crédito consolidado e se essa opção é válida para você.

O que é isso do crédito consolidado, afinal?

Não apenas no Brasil mas mundialmente o crédito consolidado é uma solução que está sendo mais e mais falada. Ainda assim, muitas pessoas não compreendem, ainda, o que é, em concreto, esse tipo de empréstimo.

O crédito consolidado deve ser visto como um crédito pessoal que irá reunir todos os empréstimos que você adquiriu num único. Assim, suas obrigações mensais ficarão aglomeradas somente numa mensalidade, que é mais reduzida do que a soma das mensalidades de todos os seus empréstimos.

Isso funciona como a aquisição de um novo crédito que reúne os demais, como se os renegociasse, permitindo que tenha uma poupança mensal de até 60% e, muitas vezes, um alargamento substancial do tempo de pagamento. A par com isso, você poderá até conseguir algum financiamento extra.

Esse crédito é muito bom para quem está sentindo dificuldade em pagar as mensalidades de seus empréstimos mas deve ser usado como forma de prevenir o incumprimento e não como sua solução, já que o crédito consolidado apenas pode ser feito se todos os valores devidos estiverem pagos até ao momento.

O crédito consolidado é oferecido por várias instituições e bancos brasileiros e também por empresas online. Estudar as variadas ofertas é muito importante para garantir a escolha da opção que se adapta melhor a suas circunstâncias.

Como saber qual é o crédito consolidado certo para você?

No momento de escolher seu crédito consolidado, você precisa questionar várias coisas como: você precisa de mais financiamento? As taxas de juro são acessíveis para você? Quanto irá poupar por mês com essa mudança? Quais as taxas, comissões e seguros desse crédito?

Tudo isso deverá ser analisado com cuidado, se necessário recorrendo a comparadores online para conseguir perceber qual a melhor opção para seu caso particular.

Crédito consolidado: como você pode pedi-lo?

Cada instituição de crédito terá suas exigências e requisitos para que você esteja apto para adquirir esse tipo de crédito.

Estar negativado ou integrar uma faixa etária avançada, por exemplo, poderá vedar seu acesso a esse tipo de solução.

As entidades credoras irão pedir que você comprove sua flexibilidade econômica, solicitando vários documentos.

Apenas mediante a análise de toda a documentação e sua aprovação você poderá recorrer a essa solução.

As principais vantagens do crédito consolidado

Ainda que nem todo o mundo possa ter um crédito consolidado, a verdade é que este pode ser bem vantajoso para quem tem várias dívidas com empréstimos.

A primeira vantagem que podemos referir sobre esse tipo de crédito é que ele irá ajudar a que você mantenha uma rotina de pagamentos organizada, o que resultará numa melhor organização financeira em geral.

Em vez dos vários pagamentos mensais, com prazos e valores distintos, você passará, pois, a ter somente um pagamento.

Igualmente vantajoso para você será a redução no valor desse mesmo pagamento que, por norma, é bastante menor do que a soma de várias mensalidades de créditos.

Por norma, além disso, você terá usualmente taxas de juro menores e um maior tempo para o pagamento do valor em dívida.

Associado à aquisição desse crédito, você poderá até ter algum financiamento extra ou, se não necessitar no momento, terá pelo menos uma maior facilidade de obter novos financiamentos no futuro.

Esse crédito te oferece ainda a possibilidade de amortização, caso você consiga poupar alguns reais extra, o que fará com que consiga saldar sua dívida mais rapidamente.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail