Siga nas redes sociais

Search

Pesquisa aponta a necessidade de ações de desburocratização nas esferas estadual e federal

A Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) apresentou os resultados da pesquisa “Panorama do Comércio Exterior de Santa Catarina 2020” em reunião com o governador Carlos Moisés.

O levantamento foi feito entre 22 de julho e 10 de agosto, com o objetivo de ouvir o setor no estado, aproximando a pasta das empresas e entidades do segmento.

Estruturada pela gerente de comércio exterior, Julia Baranova, a pesquisa integra tendências apontadas em artigos acadêmicos e relatórios de entidades setoriais:

“Os dados da pesquisa foram obtidos de fontes primárias por meio de questionário eletrônico divulgado entre 24 entidades setoriais e foram obtidas respostas de 117 empresas catarinenses que atuam no ramo de comércio exterior”.

O resultado aponta a necessidade de ações de desburocratização nas esferas estadual e federal, para gerar ainda mais oportunidades para os empresários catarinenses.

Por outro lado, as respostas indicaram a aprovação dos agentes à política de estado de apoio ao setor. 

De acordo com a secretária da pasta, Daniella Abreu, a pesquisa irá auxiliar o planejamento estratégico da secretaria que será voltado para realização de projetos que apoiem a qualidade de desenvolvimento do comércio exterior do estado:

“Além de construir um diagnóstico da percepção dos principais agentes do Comércio Exterior em relação ao ambiente institucional, também abrimos o diálogo com as entidades de classe para trabalharmos juntos”.

A secretária Adjunta da Fazenda, Michele Roncalio, ressaltou a importância de ações que visem a recuperação econômica de Santa Catarina, com objetivo de manutenção dos empregos e desenvolvimento do estado:

“A Fazenda estadual vem realizando ações concretas com foco em segurança jurídica para o setor produtivo e na priorização de investimentos para minimizar gargalos que impactam no escoamento de produção. Mas é importante que sejam mantidas e ampliadas as ações que garantem a qualidade dos produtos catarinenses para a conquista do mercado nacional e internacional”.

PRÓXIMOS PASSOS

Nas próximas semanas, os órgãos de governo irão trabalhar em conjunto na revisão das demandas identificadas na pesquisa.

Além de atuar na comunicação de ações que já estão em andamento e de soluções adotadas.

Também participaram da reunião o secretário da Administração, Jorge Tasca, o presidentes da SC Parcerias, Enio Alberto Parmeggiani, e do Badesc, Eduardo Alexandre Corrêa de Machado, os presidentes dos Portos de São Francisco do Sul, Fabiano Ramalho, e de Imbituba, Luiz Braga, e a representante da SDE, Aline Ghisi.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail