Siga nas redes sociais

Search

Ministério do Turismo entrega obra de restauração de casa enxaimel em SC

Na última sexta-feira, dia 17 de outubro, a população de São Bento do Sul recebeu de volta um importante atrativo turístico: a Casa Eichendorf.

Para celebrar a finalização da reforma custeada pelo Ministério do Turismo, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o casarão ficou aberto no último final de semana para visitação.

O investimento de R$ 313 mil possibilitou a construção de calçadas, estacionamento, rampa de acessibilidade, copa e lavabos, além de instalações elétricas e de equipamentos para prevenção e combate a incêndio.

Agora, a prefeitura da cidade avalia o melhor uso do imóvel, com possibilidade de abertura permanente para visitações, venda de produtos coloniais e demais atividades relacionadas ao turismo e cultura.

SOBRE A CASA: construído há mais de 100 anos, às margens da Estrada Dona Francisca, o local é um dos imóveis símbolo do patrimônio cultural e histórico de imigrantes que se estabeleceram no estado. O casarão centenário abrigou o casal de agricultores Gustav e Josefina Eichendorf, bem como os seus descendentes.

ESTILO ENXAIMEL: a construção mescla técnicas tradicionais da arquitetura usada por colonos descendentes de alemães em Santa Catarina, com estrutura enxaimel (fundações de madeiras preenchidas com alvenaria de tijolos) e alvenaria autoportante, caracterizada pelo uso de tijolos cerâmicos maciços como sustentação. Já as paredes internas são revestidas com taipa de mão (preenchimento de barro).

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail