Siga nas redes sociais

Search

São Salvador Alimentos investe em automação da estrutura de logística

Uma das marcas mais conceituadas do agronegócio no Centro Oeste, a São Salvador Alimentos conta com uma estrutura completa para a produção, corte e distribuição de aves.

Presente em nove estados brasileiros com as marcas SuperFrango e Boua, a empresa também exporta seus produtos para a África, América Central, Ásia e Europa.

Para gerenciar as mais de 90 mil entregas mensais, a companhia conta com o apoio das soluções de gestão logística de transporte da Lincros.

A frota da companhia de agronegócio é terceirizada e, segundo Ricardo Natal Rodrigues Cardoso, coordenador de logística da SSA, um dos grandes desafios é garantir uma roteirização eficiente, trazendo melhor custo-benefício para a rotina de entregas:

“Temos aproximadamente 250 veículos rodando diariamente e muitas vezes a organização das rotas era baseada na experiência da equipe. Ou seja: se eventualmente um profissional de determinada unidade, ou o motorista que conhecia aquela região, faltasse ou saísse da empresa, haveria um grande problema para conseguirmos organizar o processo de entregas”.

Com as soluções da Lincros, esse trabalho foi 100% automatizado e hoje as rotas são desenvolvidas com base nas informações do sistema, levando em consideração diversos indicadores para melhor aproveitamento de recursos e tempo.

“Automatizar o processo de criação das rotas otimizou o tempo da nossa equipe. Hoje, economizamos uma hora em cada processo de criação de rotas para cada região onde atuamos”.

A automação de uma logística dinâmica, que inclui o uso de diferentes tipos de veículos e realocação de cargas em determinados pontos, foi gradual, envolvendo também mudança cultural na empresa.

“Os próprios profissionais precisaram se adequar a uma nova realidade. O motorista hoje conta com recurso de GPS, o que garante o controle de sua rota pela central e nos dá mais confiabilidade para a tomada de decisão. Com a adequação dos processos e o apoio da equipe ao longo do tempo, conseguimos agilizar a rotina logística, o que é fundamental para o crescimento da operação”, destaca o gerente.

Outro fator positivo da automação da operação logística da SSA, através das soluções da Lincros, foi a otimização de mão de obra, já que agora os profissionais podem focar em operações mais estratégicas do setor.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail