Siga nas redes sociais

Search

Diversidade de gênero na prática: minha experiência com time misto

Confesso que me causa certo espanto todas as vezes que vejo pesquisas sobre a participação feminina no mercado de tecnologia e inovação.

Mesmo os estudos mais otimistas, que apontam o crescimento da participação das mulheres nesse segmento, ainda refletem uma disparidade preocupante.

Um levantamento da Revelo, por exemplo, mostrou que a presença feminina em tecnologia  aumentou de 10% em 2017 para 12% em 2020.

Enquanto grande parte das empresas ainda busca ações de inclusão para mudar este cenário, na PagueVeloz passamos por um caminho quase que inverso.

Naturalmente, nossas vagas foram sendo ocupadas por mulheres extremamente competentes e confiantes, que foram essenciais para o crescimento da empresa.

Hoje, metade do time da empresa é feminino, são mais de 70 mulheres em diversos cargos e setores, incluindo o setor técnico de desenvolvimento de sistemas.

No time técnico, por exemplo, temos, uma MVP, título outorgado pela  Microsoft a profissionais considerados primordiais para o crescimento da comunidade de inovação em que estão incluídos. Aqui, uma mulher foi a primeira a conseguir tal reconhecimento. Muito além disso, outros  sete cargos de gestão e liderança são preenchidos por mulheres.

Particularmente, acredito que as contribuições femininas são fundamentais para o sucesso de qualquer organização.

Recentemente, inclusive, falei sobre este assunto em meu Linkedin, onde detalhei a força da atuação delas no nosso time.

Mas acredito que vale reforçar aqui, também, as características que, ao meu ver, tornam a participação delas fundamental para a evolução do mercado de tecnologia.

Empresas são mais criativas quando elas estão presentes

Essa afirmação é baseada não apenas na minha vivência, mas também em uma pesquisa da companhia global Goldan Sachs, que comparou empresas do mesmo segmento com e sem grande volume de mulheres em seu quadro de colaboradores. Em negócios onde elas estão em peso, a lucratividade também é maior.

Resiliência

Historicamente multitarefas e com maiores desafios a serem superados até alcançarem o sucesso, as mulheres também tendem a ser mais resilientes. Dificilmente desistem ou deixam de entregar aquilo a que se propõem.

Organização e sensibilidade

Além de muito mais organizadas, minha experiência com as meninas da PagueVeloz me mostrou que elas são muito mais observadoras. Sabem quando colegas não estão bem e conseguem conduzir a rotina de maneira a extrair o melhor das pessoas. 

Esses são apenas três dos pontos que destaquei em meu Linkedin em relação ao convívio com a equipe feminina da PagueVeloz.

Acredito que temos muito a evoluir no quesito diversidade, seja de gênero, orientação sexual, cor, ou qualquer outra característica inerente ao ser humano.

Fato é que desenvolver empresas abertas não só a inovações tecnológicas, mas também preparadas para receber pessoas com características, ideias e perfis distintos nos tornará mais preparados para lidar com os desafios dos negócios.

A diversidade nos traz diferentes pontos de vistas que, aliados ao processo de inovação colaborativa, fazem a diferença nos negócios.

Quanto mais colaboração, mais propensos ao sucesso nos tornaremos.

Compartilhe

Diretor de operações da PagueVeloz

Leia também

Receba notícias no seu e-mail