Siga nas redes sociais

Search

O incrível caso da tela vermelha

Crédito da foto: Daniel Zimmermann

Uma das coisas mais curiosas que a carreira executiva nos proporciona é conhecer projetos dos quais você nunca ouviria falar, a não ser por alguma coincidência da vida. Ideias que, para a nossa realidade podem parecer malucas ou sem utilidade, mas que fazem muita diferença para quem tem os mesmos desafios no dia a dia de trabalho.

Compartilho com vocês o incrível caso da tela vermelha.

Eu conheço o Juarez F. de Souza (vulgo Jureba) há uns 10 ou 15 anos. Ele trabalha no time de marketing da WK Sistemas, aqui de Blumenau, há uns 25 anos. Certa vez, ele e o seu time precisavam gravar um vídeo dentro de uma sala com o ambiente avermelhado.

Como não havia luz vermelha, o Juarez usou sua criatividade e decidiu publicar um vídeo de 10 horas de tela vermelha no Youtube. Assim, poderia tocar o vídeo na televisão que havia dentro da sala, gravar o tempo que precisasse, várias vezes, com zero preocupação em relação à tal luz vermelha.

Foi uma solução simples, mas extremamente eficaz. Durante a execução do vídeo, a ideia foi replicada para muitas outras produções e necessidades específicas: ele publicou 10 horas de tela azul, 10 horas de tela verde e assim por diante, de várias cores.

Para as publicações, criou o Canal das Cores, no Youtube. Vídeo gravado e o problema resolvido quando as publicações começaram a receber diversos comentários, na maioria, engraçados.

No começo eu não estava entendendo, mas depois de 2h45min fez todo o sentido”, disse um usuário. “Que filme! Não aguentei e chorei no final”, disse outro. “Essa produção é digna de um Oscar”, comentaram.
Não são apenas os comentários engraçados que chamam a atenção, mas sim o engajamento de uma ideia tão simples.

Com a postagem dos vídeos, o canal acumulou 1,3 milhão de visualizações! O vídeo da tela azul, por exemplo, possui 600 mil views, enquanto a tela vermelha possui mais de 500 mil. Outro dado interessante: a duração média de exibição (retenção do usuário no vídeo) é de 25 minutos.
O canal é assistido no mundo inteiro: há inscritos de Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, etc.

Por mais que você esteja se perguntando: “o que leva uma pessoa a assistir 10 horas de tela vermelha no Youtube?”, eu descobri que a ideia do Jureba faz todo o sentido, e tem ajudado muita gente.

Além de ter resolvido uma dor de cabeça que parece ser comum para produtores de conteúdo em vídeo, o Canal das Cores segue sendo abastecido à medida em que alguma ideia similar surja.

E sabe o que é melhor? No mês passado o canal passou a ser monetizado pelo Youtube e rende, atualmente, cerca de R$ 600,00 por mês. Além de resolver um problema, o cara ajudou outros colegas ao redor de todo o mundo e ainda ganha uma grana por isso.

Obviamente que embora seja uma ideia simples, o Juarez é um profissional que domina as técnicas de engajamento de marketing, o que contribuiu para o sucesso da página. O Canal das Cores responde todos os comentários, por mais absurdos que sejam.

Os anúncios só aparecem no início dos vídeos (para não prejudicar a visualização), são utilizadas técnicas de SEO nos títulos e descrição para facilitar as buscas e estão em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Ao longo do tempo, outras serventias para os vídeos publicados foram reveladas pelos usuários para os vídeos publicados: cromoterapia, imitação de um abajur com controle remoto, tratamento médico, entre outros.

Depois de conhecer mais detalhes sobre o modus operandi do Canal das Cores, saio com a lição de que, além de ser curioso, o projeto nos lembra que:

  • Sempre pode haver alguém com a mesma dor que você. Compartilhar ideias nunca matou ninguém.
  • Se for fazer algo, mesmo que pareça simples, faça da melhor forma possível. Pequenas ideias podem ganhar corpo.
  • Existem mil formas de utilizar algo, esteja aberto às possibilidades e aproveite as oportunidades.

No final das contas, vitória para aquilo que realmente interessa no mundo atual: execução. Valeu Jureba 😉

Compartilhe

Diretor de operações da PagueVeloz

Leia também

Receba notícias no seu e-mail