Siga nas redes sociais

Search

Procon/SC notifica Apple por não fornecer carregador para novos smartphones

Crédito da foto: Pexels/Pixabay

O Procon/SC notificou a empresa Apple Computer Brasil após tomar conhecimento de que a mesma havia parado de fornecer o carregador e adaptador de tomada em seus novos aparelhos comercializados em todo o país.

Para o órgão, esta prática é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, já que exige dele vantagem manifestamente excessiva.

Apesar da explicação da empresa  de que o objetivo é reduzir os danos ambientais com o descarte de equipamentos antigos, o Procon/SC entende que, ao comprar um novo aparelho, o consumidor tem a expectativa de que não só o iPhone apresentará melhor performance, como também o adaptador de energia, visto que o dispositivo é peça essencial para o uso do produto.

Por estes motivos, o órgão exige que a Apple informe aos consumidores quais as alternativas para carregar o novo aparelho adquirido, qual a estimativa de tempo para o carregamento e que especifique claramente qual a garantia de cada um dos itens.

“Não faz o menor sentido a empresa parar de fornecer o carregador para reduzir danos ambientais sem oferecer um plano de ação para que isto, de fato, aconteça. Nem parar de fornecer estes acessórios, comprometendo a funcionalidade do smartphone”, explica o diretor do órgão, Tiago Silva.

A Apple Computer Brasil tem 48 horas para apresentar seus argumentos. Em caso de descumprimento ela poderá sofrer sanções administrativas e ser enquadrada pelo crime de desobediência.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail