Siga nas redes sociais

Search

São José terá plano de recuperação econômica

Foto: reprodução Facebook

O que o governo pode fazer para estimular a economia de um município e região? Essa é uma das questões que norteiam o programa de recuperação econômica de São José.

O plano, com um conjunto de ações articuladas com o objetivo de combater os reflexos da pandemia na economia municipal, será apresentado pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila.

O evento ocorrerá com lideranças políticas e empresariais da cidade no dia 11 de fevereiro.

Entre os pilares do plano estão: recuperação do emprego e do poder de compra da população, a melhoria da saúde financeira dos empreendedores, o aumento da competitividade da economia local e o incremento da arrecadação municipal.

“Esse programa tem como principal objetivo ajudar empresários, empreendedores, trabalhadores e pessoas de São José que perderam o emprego e a renda em 2020. A prefeitura será o propulsor da retomada econômica, em parceria com os empreendedores locais e entidades da sociedade civil organizada. O poder público precisa assumir o protagonismo, criando um ambiente favorável aos negócios”, destaca o prefeito.

Quarta cidade mais populosa de Santa Catarina, com pouco mais de 250 mil habitantes, e quinto maior PIB do estado, São José tem uma economia dinâmica, com grande potencial de crescimento.

Três iniciativas inovadoras estão entre as principais ações planejadas com foco no desenvolvimento municipal: a criação de um programa de crédito produtivo para auxiliar os empreendedores locais a retomarem seus investimentos, a estruturação da São José Conta Digital e a criação de um programa de qualificação técnica empreendedora em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e o Sebrae/SC.

“Quem gera emprego é o empresário. O governo municipal tem que melhorar as condições de negócios de forma a aumentar a competividade empreendedora e gerar economia à população. Essa é a perspectiva do que planejamos com essas ações, principalmente com atenção especial a realidade de quem é Micro Empreendedor Individual, que somam mais de 16 mil em São José”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico de São José, Marcelo Fett.

Também estão previstas no plano a implementação da Nota Fiscal Premiada, a revisão do Marco Legal da Nova Economia, a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica, a adoção de medidas de desburocratização do governo e ações de incentivos econômicos para atrair novos investidores.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail