Siga nas redes sociais

Search

Dia Mundial da Saúde e a construção de um mundo mais justo e saudável na pandemia

Foto: divulgação

Por Irene Wiggers, diretora vice-presidente da Unimed Blumenau 

Hoje, 7 de abril, é o Dia Mundial da Saúde. Uma data que, este ano, provoca uma importante reflexão sobre o momento de pandemia em que o planeta se encontra. “Construindo um mundo mais justo e saudável” é o tema da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS), para conscientizar sobre o impacto das nossas ações no mundo e falar sobre a responsabilidade que temos uns com os outros.   

É também uma data para reconhecer o profissional de saúde e sua incansável luta no enfrentamento da pandemia. Um dia para enaltecer aquele que muitas vezes abdica da vida pessoal e da própria família em nome do paciente. Há mais de um ano estamos sendo postos à prova, nesta pandemia, de muitas formas, em todos os âmbitos sociais, sem distinções. E a empatia, agora, é um dos maiores aprendizados que estamos tendo.  

No Brasil, os desafios para conter a pandemia são muitos. De acordo com a OMS, já são mais de 330 mil mortes, uma tragédia sem data para acabar. Situação que está gerando inúmeros debates, e mesmo em meio ao caos, podemos observar a abertura de uma grande oportunidade para discussão de questões como a discriminação social, racial, política, religiosa e de gênero ou sexo. Enfim, toda a desigualdade existente em nosso planeta.  

Está claro que meios sociais e instituições sem políticas de inclusão e sem a participação de todos os segmentos, não terão perenidade. A inclusão precisa ser uma realidade, principalmente agora, diante da necessidade de tratamento e vacinação contra o coronavírus para todos.   

Com a evolução tecnológica e os avanços da ciência, o uso da telemedicina e a descoberta rápida das vacinas renovaram um pouco da nossa esperança, até que todos sejam imunizados. Enquanto isso, nosso papel como cidadãos é cuidar de si mesmo, estender o cuidado aos demais, e contribuir para um mundo mais justo. E o papel dos líderes mundiais, trabalhar para garantir melhores condições de vida e saúde para todos.  

É uma tarefa coletiva, a partir de agora, criar novos mecanismos sociais com posturas mais empáticas e práticas mais inclusivas, mais flexíveis e mais participativas, enfim, melhores para o nosso mundo.  

A pandemia trouxe muitas oportunidades para mudanças. Peço a todos que reflitam, neste Dia Mundial da Saúde, sobre como podemos ajudar, para que muito em breve este cenário de pandemia seja apenas uma lembrança do passado.   

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail