Siga nas redes sociais

Search

SCGÁS completa 21 anos de distribuição de gás natural em SC

Foto: divulgação

Há exatos 21 anos, a SCGÁS iniciava a distribuição de gás natural em Santa Catarina. A distribuidora foi fundada oficialmente em 1994, mas a construção da rede de distribuição no estado iniciou em 1997. Três anos depois, a companhia conectou o primeiro cliente: a indústria Döhler, de Joinville. Desde então, a companhia se desenvolveu junto com o estado catarinense e implantou mais de 1.260 quilômetros de rede e conectou 17 mil clientes diretos, atendendo de forma indireta quase 130 mil consumidores.

Além da sustentabilidade, o gás natural é vantajoso no mercado industrial pela gestão de espaço e produtividade. Atualmente, o insumo faz parte do processo produtivo de 318 indústrias catarinenses, que representam mais de 50% do PIB do estado.

Com quase 140 anos de história, a indústria têxtil Döhler continua utilizando o gás natural em seu processo produtivo. José Mário Gomes Ribeiro, diretor presidente da Döhler, conta que ele é utilizado nas câmaras de secagem para tratar o tecido:

“O insumo é importante porque a empresa é intensiva no consumo de energia térmica e elétrica. A energia é necessária para tratar o tecido. A partir do algodão que recebemos, processamos, produzimos o fio e produzimos o tecido”.

Ele lembra que antes era utilizado carvão no processo produtivo:

“Nós quebrávamos duas carretas por dia de minério de carvão. Dessas duas carretas, 50% a 60% era pedra. Queimávamos pedra para gerar vapor, pois não tinha outro energético”.

Sabendo dos benefícios do gás natural, a Döhler foi uma das indústrias que ajudou, junto à Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), a implantar o insumo na matriz energética catarinense.

Articularam assim no nível federal a vinda do gasoduto de transporte da Bolívia para o Sul do país.

Residências, comércio e veículos

O insumo também está presente no dia a dia de residências, comércios e veículos dos catarinenses. O fornecimento de gás natural para o mercado residencial iniciou em 2005 e nos comércios, em 2003, ambos em Joinville.

A ligação do primeiro posto de combustível abastecido por GNV (Gás Natural Veicular) ocorreu em Jaraguá do Sul, em 2001.

Atualmente, o energético é utilizado em quase 16 mil unidades residenciais, 665 comércios e 138 postos de gasolina, que abastecem a frota de quase 110 mil usuários, segundo dados do Denatran.

Willian Anderson Lehmkuhl, presidente da SCGÁS, acredita que “a história da distribuição do gás natural em Santa Catarina é também a história do desenvolvimento econômico do estado no século XXI. O insumo aumenta a produtividade e leva competitividade e comodidade para as indústrias, comércios, residências e o setor automotivo”.

Até 2025, a SCGÁS vai levar insumo para 15 novas cidades catarinenses, chegando à marca de 80 municípios atendidos.

Assim, projeta atender 122 novas indústrias, mais de 18 mil novas residências, 25 novos postos e 349 comércios.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail