Siga nas redes sociais

Search

Em visita a Florianópolis, embaixador americano busca parcerias para investimentos e capacitação de talentos

Foto: divulgação

Um dos principais gargalos para o crescimento do setor de tecnologia em Santa Catarina, a formação de talentos, poderá contar com o apoio de grandes empresas americanas com atuação no Brasil, como Microsoft, Cisco, Oracle, entre outras.

Em visita a Florianópolis, o embaixador americano no Brasil, Todd C. Chapman, conheceu o Centro de Inovação ACATE e diversos programas e iniciativas lideradas pela entidade catarinense.

Ao questionar o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia, Iomani Engelmann, sobre como o setor tem priorizado a capacitação de seus profissionais, ele ofereceu apoio para articular a aproximação do setor catarinense com grandes empresas de tecnologia e seus programas de formação e capacitação de talentos no setor, na sua maioria, gratuitos.

Este apoio pode ajudar a diminuir um dos principais gaps e entraves para crescimento do setor tecnológico catarinense e brasileiro: a falta de profissionais para atuar nas empresas, especialmente desenvolvedores. O presidente da ACATE apresentou o DEVinHouse, iniciativa da ACATE em parceria com o Senai, que está formando desenvolvedores com o apoio de recursos das próprias empresas.

Além disso, a entidade conduziu um amplo mapeamento da jornada de formação de talentos do setor, bem como um levantamento com empresas de todo o estado para identificar os perfis profissionais mais demandados em cada região. 

A comitiva da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil contou com a participação do cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre, Shane Christensen, e equipe, além de representantes da Secretaria de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina. 

Outro assunto na pauta foi a atração de investimentos para empresas de tecnologia no estado, especialmente por gestoras de fundos que têm atuação no Brasil e que, inclusive, já aportaram capital em negócios catarinenses.

Em sua apresentação, o presidente da da entidade destacou a relevância do ecossistema catarinense com mais de 12 mil empresas no setor de tecnologia, além de ser o estado com maior densidade de startups do país.

Outro ponto foram as movimentações financeiras, que estão aquecidas no setor de tecnologia. A ACATE estima que nos primeiros cinco  meses foram injetados mais de R$ 5 bilhões em empresas do estado por meio destes aportes e, até o fim de 2021, a expectativa é alcançar pelo menos mais R$ 1 bilhão em investimentos em negócios na economia por meio do setor.

No período da manhã, a comitiva cumpriu agenda com o governador Carlos Moisés, que assinou um memorando de entendimento com a embaixada para parcerias em diversas áreas.

No período da tarde, o grupo fez ainda uma visita ao Sapiens Parque, um dos principais parques de inovação de Santa Catarina. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail