Siga nas redes sociais

Search

Como o personal branding faz o seu negócio crescer

Foto: divulgação

Segundo dados divulgados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em parceria com o Sebrae, a taxa de empreendedorismo no Brasil bateu recorde, com maior número de novos autônomos nos últimos 20 anos.

O “boom” da internet pode ter interferido nesse aumento. Com a pandemia, diversas tendências que vinham sendo gradativamente implantadas, hoje já fazem parte da rotina das pessoas, como a transformação dos negócios para o meio online ou a criação de negócios apenas no campo digital.

Hoje, para abrir um negócio, é preciso estar atento ao digital, além de saber desenvolver de forma correta a marca pessoal e a do negócio para alcançar visibilidade e sintonia entre ambas, é o que afirma o estrategista internacional em personal branding e sócio-diretor da Youbrand.Company, Henrique Alexandre:

“Ter alinhada estrategicamente a marca pessoal do empreendedor com o seu negócio é um dos primeiros passos para empreender e ter sucesso, tudo começa no campo das estratégias”.

Exemplo disso é a história de Ana Cristina Rosa, natural de Portimão, em Portugal, é jornalista por formação e sempre trabalhou na área de desenvolvimento pessoal, treinamentos e formação de empresas e pessoas.

“Ana estava descontente com a sua carreira, era pouco conhecida, tinha muito trabalho e pouca rentabilidade, além de um grave problema de visibilidade e reconhecimento da sua marca pessoal que estava escondida atrás da sua marca corporativa, da qual ela também sofria com questões de visibilidade”, conta Henrique.

Por conta disso, ela buscou o auxílio do MétodoYOU®, programa internacional de gestão estratégica da marca pessoal.

A partir das estratégias desenhadas no programa, a empreendedora lançou cursos digitais e se tornou referência no empreendedorismo online com um aumento significativo na área financeira do seu negócio e visibilidade de marca pessoal.

“Antes da consultoria, Ana tinha 41 inscritos no seu curso, no meio do processo, passou a ter 230 alunos e hoje, passa da marca de 400 inscritos, tudo isso, através do reposicionamento da sua marca pessoal, alinhada com seus objetivos de vida e valores”, complementa.

DA PAIXÃO AO NEGÓCIO

Desde 2009 Ana se via presa em uma vida da qual não era dela. Trabalhava sem paixão, fazia as coisas sem gosto e quase não sorria.

“A carreira no jornalismo, minha escolha na juventude, e todo o tempo que dediquei a ela não me traziam felicidade. Isso porque ela não refletia meus valores: o sonho da liberdade”, conta.

Ela sempre tinha claro que um dos seus objetivos de vida era viver com liberdade:

“Em busca dos meus objetivos, aceitei o desafio de abrir um negócio que refletia a minha paixão. Foi em 2011, quando criei a Nova Vita, empresa que buscava ajudar outras pessoas a se libertarem conhecendo a felicidade. Desenvolvi uma metodologia para auxiliar outros empreendedores a trilhar o caminho do sucesso”.

Mas, nesse meio tempo ela sentia que ainda faltava algo:

“Eu estava completamente disposta a me conhecer e continuar seguindo a minha paixão e os meus valores. Entretanto, sozinha, senti que não conseguiria levar ao máximo o meu potencial. Me sentia como uma pessoa escondida atrás de uma marca institucional que não era tão alinhada assim com quem eu realmente era e os valores que defendo. Tinha uma visão pouco clara dos objetivos a longo prazo. Minha comunicação não tinha um branding forte e alinhado com os valores da marca”.

Em busca do sucesso alinhado com seus objetivos de vida, identidade pessoal e marca, Ana buscou auxílio do MétodoYOU®

Após a consultoria, conseguiu se tornar uma referência no empreendedorismo online em curto tempo.  

Em 2017 ela tinha 41 inscritos no seu curso. Em 2019 já contava com 230 alunos no mesmo curso e mais 44 em outro.

O ano de 2021 foi ainda melhor, com um total de 528 alunos.

O lançamento do programa premium de certificação em Instrução Online, o TYP, foi o primeiro do gênero em Portugal e conseguiu em 15 meses um total de 406 alunos.

Isso resultou num faturamento sete vezes maior do que nos anos anteriores.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail