Siga nas redes sociais

Search

Embrapii, USP e Tupy se unem para viabilizar inovação em reciclagem de baterias de lítio

Foto: Kenishirotie/AdobeStock

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) está desenvolvendo, em parceria com a multinacional brasileira de metalurgia Tupy e a Universidade de São Paulo (USP), um projeto de inovação que vai possibilitar a reciclagem de baterias de lítio.

A proposta tem como objetivo atender a uma alta demanda da indústria, pois os processos de reciclagem de baterias no Brasil são feitos por meio de pirometalurgia, quando a matéria-prima é coletada e depois incinerada.

Nesse sistema, ocorre um alto consumo de energia, as emissões de carbono são elevadas e a perda na recuperação de materiais como o lítio é muito grande.

Segundo a empresa, a pesquisa vai ajudar a resolver este problema, pois será concentrada na técnica de hidro metalurgia, um processo em que a matéria-prima é dissolvida em soluções ácidas e, então, extrai-se a substância desejada.

Esse método consome menos energia, gera menos emissões de carbono e possibilita uma maior recuperação de materiais.

Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy, destaca a sinergia do projeto:

“Acreditamos que conhecimento gera transformação. Foi investindo em P&D que a Empresa cresceu e se tornou referência mundial em componentes estruturais para o setor de bens de capital. Buscamos continuamente novas oportunidades de negócios que demandem soluções tecnológicas em metalurgias complexas e materiais. Somando isso à nossa forte atuação na economia circular, faz muito sentido que sejamos habilitadores desta iniciativa.”

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail