Siga nas redes sociais

Search

Dia dos Pais sinaliza retomada do comércio e alia vendas com tecnologia

Foto: Prostock-studio/AdobeStock

Com a aproximação do Dia dos Pais em meio a um cenário de aumento na vacinação e redução nos casos de coronavírus, a expectativa dos comerciantes é de que o consumo e o faturamento cresçam neste 8 de agosto.

Na plataforma de vendas e gestão Kyte, por exemplo, a estimativa é de que as negociações na semana gerem mais de 1,2 milhão de vendas pelos pequenos comerciantes usuários do aplicativo. O valor representa o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram realizadas cerca de 590 mil vendas.

“Embora esta seja mais uma data comemorativa que será celebrada em meio à pandemia, já percebemos que a perspectiva para o Dia dos Pais de 2021 é melhor do que no último ano, quando estávamos no auge da pandemia e com parte dos comércios fechados”, explica Guilherme Hernandez, CEO da startup, que conta com cerca de 40 mil lojistas em sua plataforma.

Com o avanço no número de vacinados e a redução gradual das restrições sociais, o desempenho das vendas no varejo vai, aos poucos, retomando seus índices, sobretudo nas áreas mais afetadas pela crise, como calçados e vestuário, itens comuns para presentes.

Além disso, de acordo com pesquisa da Plataforma Gente, 61% das famílias brasileiras afirmam que vão comemorar a data, sendo que apenas 52% delas o fizeram ano passado.

“O cenário em que vivemos fez com que muitas pessoas passassem a dar ainda mais valor para esses momentos de união familiar. Com isso, nós também notamos que muitos dos pequenos empreendedores estão cada vez mais apostando nessas datas comemorativas para aquecer as vendas”, aponta o empresário.

A tendência de crescimento também foi notada em outras duas importantes datas comemorativas deste ano. Na semana de Dia das Mães, as vendas feitas no aplicativo passaram de 819 mil para 942 mil, um salto de aproximadamente 15% em relação à semana anterior. Já no Dia dos Namorados, os lojistas registraram um crescimento de 17,4% em relação às semanas anteriores e de mais de 200% em relação ao mesmo período do ano passado.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail