Siga nas redes sociais

Search

Desemprego cai para 5,8% em SC, menor percentual do país

Foto: Maurício Vieira/Secom

Apesar da pandemia, o desemprego em Santa Catarina recuou de 6,2% para 5,8% no segundo trimestre deste ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é o melhor do país, já que a média nacional de desocupação ficou em 14,1% no período.

Desde o começo do ano, Santa Catarina tem se destacado na geração de empregos. Foram quase 140 mil novas vagas entre janeiro e julho, de acordo com o Ministério da Economia.

Outro ponto que diferencia o estado é a taxa de formalização do mercado de trabalho. Há anos, mantém o maior percentual de trabalhadores do setor privado com carteira assinada. No segundo semestre, 90% dos trabalhadores estavam registrados, contra uma média nacional de 75%.

“Continuamos a ser o estado que tem o menor número de pessoas procurando emprego. Uma notícia que deve ser comemorada, pois, diante de uma pandemia, a maior preocupação é a manutenção da saúde e da renda das pessoas. Os números mostram o resultado de um trabalho conjunto para manter uma equação equilibrada. Nosso objetivo é continuar trabalhando para oferecer cada vez mais oportunidades no nosso estado”, frisou o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail