Siga nas redes sociais

Search

Empresa desenvolve cursos via WhatsApp e leva treinamentos ao campo

Foto: afra32/Pixabay

O desenvolvimento de cursos de capacitação via WhatsApp, ministrados por meio de chatbots dotados de inteligência artificial, é uma novidade no portfólio de soluções educacionais do DOT Digital Group.

Somente o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) já identificou mais de 3 milhões de interações nas oficinas disponíveis gratuitamente em sua vitrine de cursos, desenvolvidos pela equipe de especialistas da empresa.

A iniciativa, voltada a microempreendedores individuais (MEIs), foi lançada em julho do ano passado e já registrou cerca de 50 mil usuários.

Os treinamentos pelo aplicativo também já chegaram ao campo, em parceria com o braço agro da multinacional Bayer

“Esse canal digital popular e democrático permite levar a educação corporativa a públicos com pouco acesso a computador ou dificuldades de conexão à internet e, como os brasileiros já têm familiaridade com o app, melhora o engajamento nos cursos”, explica Carolina Nunes, consultora educacional do DOT Digital Group.

Os treinamentos utilizam o microlearning (atividades de aprendizagem de curta duração). A dinâmica se assemelha a uma conversa, na qual o aluno interage com uma ferramenta de chatbot dotada de inteligência artificial.

Os cursos podem ser acessados 24h por dia e são apresentados por meio de textos, vídeos e áudios curtos, cards ilustrados, planilhas e quizzes, entre outros. 

Durante a capacitação, os usuários recebem feedbacks de como está indo a própria evolução, pelo próprio aplicativo.

Caso a pessoa desista do curso, também há interação motivacional para que ela volte a dar atenção ao conteúdo.

CAMPO

Outro exemplo de como o WhatsApp pode ser utilizado como solução para treinamentos e capacitações é o programa educacional Plataforma Intacta 2 Xtend®, uma iniciativa da Bayer que visa instruir profissionais do campo via aplicativo de mensagem instantânea e que, entre os parceiros, contou com a expertise do DOT para a implementação do curso no aplicativo.

Destinado a operadores de máquinas e produtores rurais de todo Brasil, a Operação Pulverização é um curso que tem o objetivo de capacitar mais de 10 mil profissionais até o final deste ano, ensinando sobre as boas práticas agrícolas para o uso da terceira geração de biotecnologia em soja da Bayer para a safra 21/22.

O acesso ao curso funciona no próprio aplicativo e é direcionado por meio de uma árvore de decisões. Ao obedecer ao comando indicado, o aluno recebe os conteúdos em formatos diversos: vídeos, podcasts e testes divertidos, que facilitam o acesso e o processo de aprendizagem. Ao concluir as etapas, é emitido um certificado de participação.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail