Siga nas redes sociais

Search

Ricardo Melo assume vice-presidência de marketing da HostGator Américas

Foto: divulgação

A HostGator, provedora mundial de hospedagem de sites e serviços de presença online, anuncia que Ricardo Melo, antigo diretor de marketing e vendas da HostGator LATAM, passa a assumir o cargo de vice-presidente de marketing da HostGator Américas.

Ele tem mais de quatro anos de trajetória dentro da companhia e ficará à frente da estratégia das duas regiões de atuação da empresa: América Latina (Brasil, México, Colômbia e Chile) e América do Norte (Estados Unidos).

Para os próximos seis meses, o desafio é expandir uma visão de médio e longo prazo para a marca.

“Apesar de estarmos em setembro, uma boa parte do meu tempo agora já é destinada a pensar no próximo ano. Além disso, principalmente na América do Norte, meu foco está em trazer um novo olhar para o mercado, além de ajudar a organizar o time de lá e os processos como um todo para alcançarmos a máxima eficiência. Mesmo com uma gestão única, temos dois times distintos, organizados de maneiras diferentes”, explica.

Confira abaixo uma breve entrevista com o executivo:

1. Qual é o significado dessa movimentação para a sua carreira? 

É um momento muito especial e uma grande responsabilidade, resultado de uma preparação muito grande ao longo da minha vida profissional que teve muitos sacrifícios e muitas conquistas. Eu não tive uma carreira convencional, longe disso. Porém, olhando para trás, vejo que muitas circunstâncias me fizeram estar preparado para continuar crescendo. Mais do que tudo, esse momento representa uma vitória para minha família, amigos e colegas que tanto me ensinam todos os dias – sem o apoio deles, eu não estaria nessa posição. Esta é uma etapa da minha vida que abrirá ainda mais portas para ajudar outras pessoas e negócios ao redor do mundo – esse sem dúvida é o meu objetivo maior.  

2. Quais são os principais desafios e metas na nova posição? 

O primeiro desafio é levar aos usuários e clientes da HostGator uma experiência única de marca. É aproximar ainda mais a nossa relação com aqueles que precisam construir e crescer seus negócios na internet, seja por meio de um site de serviços, um blog, loja online, etc. Queremos não apenas oferecer produtos de ponta de forma criativa para aqueles que se identifiquem com os nossos valores e jeito irreverente de ser, mas também dar acesso ao conhecimento que ajudará na jornada de sucesso dos clientes.  

No ponto de vista do negócio, o maior desafio é aumentar a tração do nosso negócio e superar os níveis desejados de crescimento estabelecidos pelo nosso grupo. Mas diria que minha atuação vai muito além disso – desejo poder implementar uma cultura de trabalho na área de marketing que preze pela excelência, velocidade e criatividade, trabalho que venho fazendo em LatAm e que será expandido para a América do Norte. A HostGator está bem posicionada em mercados muito competitivos e dinâmicos, por isso precisamos ter um ambiente que fomente o crescimento de todos, o aprendizado e a geração de ideias efetivas que impactem positivamente o negócio. 

3. Quais os principais benefícios que você enxerga com a gestão de marketing da HostGator passando a ser feita no Brasil? 

Na prática, será feita por um brasileiro, mas não necessariamente do Brasil. O impacto cultural positivo é o que deve ser mais marcante. A verdade é que estamos todos remotos, então acredito que a localização tenha pouca influência. Eventualmente devo transitar pelas regiões, mas isso não mudará em nada nosso trabalho. O time da América Latina tem muita proximidade com o time situado nos Estados Unidos em todas as áreas, não apenas no marketing. Acredito que essa relação se fortalecerá ainda mais, dando muitas oportunidades para os dois lados para trocas de informações e aprendizado mútuo.  

Em poucas semanas atuando mais próximo ao time nos EUA, já consegui identificar muitas características positivas e outras que podem melhorar – o que é parte natural desse processo. A HostGator no Brasil e alguns outros países da América Latina vêm crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos. Nossa equipe daqui é sólida e utilizamos as melhores tecnologias e práticas para manter a relevância do nosso negócio. Tenho certeza de que exerceremos uma influência positiva para o time que está baseado nos EUA, mas que também aprenderemos muitas coisas. Temos grandes talentos em várias regiões do mundo, não apenas nas Américas, e acredito que todo profissional de ponta valoriza muito essas trocas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail