Siga nas redes sociais

Search

Assinatura digital: o PIX da gestão de documentos

Foto: Rymden/AdobeStock

São 23h45, João volta do trabalho cansado e lembra que seu aluguel vence hoje. Caso não o quite, pagará multa de 10%. Ele não tem ideia de onde está o boleto em papel que recebeu por correspondência. Às 23h52, baixa a segunda via do boleto pelo site da imobiliária, manda imprimir (reza para ter tinta na impressora). Sai pela porta do apartamento, às 23h55, e agradece ao universo por ter um banco na esquina de casa. Às 23h58 sai pela porta do prédio. Em alguns segundos, passa o cartão no caixa, escolhe a opção de pagamento, passa o código de barras, confirma, e vem um aviso: “o pagamento efetuado será compensado apenas no próximo dia útil em horário bancário. Sujeito a conferência de saldo”.

Muitos podem não lembrar de como era esse drama. Outros, teimam em continuar vivendo. Agora, a pergunta: já ouviram falar do PIX?

Talvez você não saiba, mas o PIX é uma forma de depósito bancário identificado por um código, assim como o boleto. A diferença entre os dois é que o PIX é compensado instantaneamente, já o boleto tem um prazo de até 3 dias úteis para compensação.

Bom, esqueçamos o passado, assim como muitos países que há tempos já não usam boletos (alguns jamais o tiveram). 

Quem já ouviu falar, e principalmente, aprendeu a fazer uso do PIX, deseja não lembrar dos traumas com bancos, impressão de boletos e tudo mais.

E é isso que as pessoas querem, simplificar suas vidas. Não à toa, o Banco Central Registra no momento mais de 313 milhões de  chaves pix.

Imagine você utilizando uma tecnologia como a do banco aberto para a tramitação de documentos. O open bank existe para simplificação das tarefas bancárias como a assinatura digital para a eficiência na gestão de documentos.

Notem a similaridade, tendo em vista que a assinatura digital simplifica, é válida juridicamente, rastreável, rápida, e criptografada.

Pela plataforma 1Doc, a assinatura digital é instantânea, feita por todas as partes, e ainda tem validade igual a assinatura feita em cartório, através  da opção com certificado digital no padrão ICP-Brasil, modalidade na qual o certificado digital fica inserido no seu dispositivo.

Quem em sã consciência escolheria enfrentar filas em cartórios e tabelionatos, sabendo que pode autenticar qualquer tipo de documento de casa, a qualquer hora do dia, sem encarar o trânsito e sem perder tempo?

Se você precisa de várias assinaturas, de pessoas que moram em pontos diferentes da cidade, nenhum dos envolvidos precisa enfrentar o trânsito, ou até, ser eleito como o responsável por sair coletando assinaturas: todos fazem de casa.

Se você precisa assinar um contrato de negócio no fim de semana, não perde negócio e ainda conta com a segurança da assinatura digital.

Se você quer guardar com tranquilidade e ter acesso fácil do documento que assina, sabe que terá tudo sempre disponível na nuvem, com as informações criptografadas de ponta a ponta.

Por esses, e muitos outros ótimos motivos, muita gente já entendeu as vantagens da assinatura digital. A 1Doc é a prova disso, no último ano, a plataforma realizou centenas de milhões de assinaturas digitais.

A solução ajudou empresas como a SABESP, a maior companhia de saneamento de todas as Américas, que aumentou a eficiência do seu atendimento, tornando o processo de assinatura 10 vezes mais rápido.

Assim como o PIX, a assinatura digital é uma transformação que resgata o sentido essencial da palavra tecnologia: aquilo que veio para resolver problemas. Traduzindo: simplificar nossas vidas.

E é isso que a 1Doc busca, entregar soluções para todo o Brasil, ajudando dezenas de milhões de pessoas. Sabemos que ainda há uma certa resistência das pessoas a certos processos digitais, mas acreditamos que, com o tempo, haverá uma maior familiarização em relação a essa evolução e cada vez mais gente passará a desfrutar de tudo que nossa tecnologia oferece de melhor.

Compartilhe

Fundador da 1Doc

Leia também

Receba notícias no seu e-mail