Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo feminino: a importância da rede de apoio para mães que tem ou querem ter seu próprio negócio

Foto: divulgação

O mês de novembro traz um tema que proporciona diversas discussões. Mulheres cada vez mais têm conquistado sua voz e seu espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Especificamente no dia 19 deste mês é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e, como um único dia não seria suficiente, produzimos uma série com 30 entrevistas de mulheres fantásticas para falar sobre o tema. 

A sétima entrevistada é Ana Bilbao, mestre em propriedade intelectual pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) no Rio de Janeiro e sócia da Cerumar. Confira abaixo: 

Qual foi o start do negócio?

São duas histórias que se encontraram. Eu já empreendia em outra área, quando conheci a Cerumar. Como sou formada em Direito e sempre me interessei muito pela área de relações internacionais, acabei me aproximando dos sócios da empresa trocando informações sobre isso. Daí veio o convite para integrar a sociedade e cuidar da regional do Vale do Itajaí. Decidi me aprofundar no tema e fui aprovada na primeira tentativa no Mestrado do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A história da Cerumar começou bem antes disso, há 20 anos. Um grupo de profissionais entenderam o movimento de inovação das empresas da região e iniciaram a trajetória da empresa, que é especializada em estratégias de propriedade intelectual. Hoje são nove unidades de negócio. Além de Rio do Sul e do Vale do Itajaí, atendemos com estruturas presenciais em Florianópolis, Itajaí, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Lages e Tubarão. A partir do time alocado nessas cidades, atendemos clientes em todos os estados brasileiros. 

Como definiu sua linha de pesquisa em propriedade intelectual? 

Minha linha de pesquisa sempre a partir da inovação. Este assunto tem muitas camadas, está em muitas narrativas e impacta os negócios de forma muito decisiva. Ao longo dos meus estudos, encontrei o tema da inovação frugal, que é uma vertente da inovação que está conectada às necessidades específicas em ambientes com recursos limitados. Fiquei muito encantada por isso e hoje esta é minha área de estudos. Na Cerumar, nós acreditamos muito no conhecimento técnico para apresentar as melhores estratégias para os clientes. Então temos várias pessoas se aprofundando em temas específicos desta área de estudos, que é imensa. 

O que a propriedade intelectual tem a ver com a inovação e empreendedorismo?

Absolutamente tudo. Repetimos, quase como um mantra, que propriedade intelectual é estratégia, é transformar inovação em dinheiro. A grande maioria das empresas têm nos seus ativos intangíveis – conhecimento, processo, design de produto, força de marca – o seu maior valor. O papel da propriedade intelectual é, em primeiro lugar, proteger estes atributos. E, assim que protegidos, transformar todos esses atributos em resultado através de estratégias de valorização, de disseminação e crescimento. Quando alguém vai empreender, certamente já tem algum objetivo traçado para o seu negócio. E mesmo que ele seja o mais comum, como criar uma marca de valor, a propriedade intelectual é o que torna esses objetivos factíveis e estratégicos. 

Quais são os desafios de empreender como mulher? E o que você indica para quem quer começar?

Há muitos desafios de empreender para todas as pessoas. O empreendedorismo atravessa a vida das pessoas de inúmeras maneiras e tem uma tonalidade de intensidade que muitas vezes não é levada em consideração na hora de decidir que um CNPJ ganhe o mundo. Para as mulheres, há um recorte social muito prático de sobrecarga nas tarefas domésticas e da maternidade, por exemplo, que adiciona novas camadas ao cenário do empreendedorismo. Quando uma mulher empreende, todas estas estruturas acabam sendo impactadas pelo negócio e, talvez, essa seja a maior diferença. O que indico para quem quer começar é desenvolver o networking. Participar de grupos, conhecer pessoas, participar de eventos. Minha carreira como empreendedora foi transformada inúmeras vezes pelo conhecimento de amigos e mentores que conheci ao longo dos anos. E quando falo em networking, não digo que é uma boa agenda de contatos apenas. Mas é dedicar tempo a nutrir esses contatos, apoiar quando for necessário para ser apoiado quando você também precisar. 

E para mães? Quais são as dicas para as que querem empreender?

Eu tenho duas filhas que nasceram depois do empreendedorismo. Como já tinha uma carreira consolidada, pude usar o fato de ter negócios ao meu favor no sentido de flexibilização de horários para ser muito presente na vida delas. Ao mesmo tempo, embora tenha uma equipe brilhante, muitas decisões passaram por mim e não podem esperar em algumas situações. Para quem é mãe e tem o desejo de empreender, entendo que avaliar e mensurar o quanto a sua rede de apoio tem disponibilidade para estar com os seus filhos é um fator decisivo. No meu caso, conto com meus pais e com amigos próximos sempre que possível e isso torna viável que os negócios se mantenham, assim como uma maternidade próxima e presente. 

Entre expectativa e realidade, o que você achava que era empreender e o que de fato é?

Eu não gosto da forma glamourizada com a qual o empreendedorismo é tratado, como se fosse uma posição confortável. O empreendedor é, naturalmente, um impaciente. Este lugar de que, ao ter um negócio, a calma e a tranquilidade vão reinar é uma ilusão. Ao mesmo tempo, entendo que há vários valores que para mim são fundamentais, que são contemplados deste lugar do empreendedorismo. Um deles, por exemplo, é a autonomia. Em resumo, entendo que o empreendedorismo real não é confortável como parece ser e tem espaços de prazer e realização muito únicos. 

Quais lições de empreender no seu segmento?

Na Cerumar eu aprendo todos os dias sobre a importância de prestar soluções com um conhecimento técnico muito específico. Vejo muitos questionamentos sobre o porquê de  contratar um escritório especializado em propriedade intelectual e fico muito feliz quando conseguimos despertar oportunidades e provocar estratégias que são possíveis porque nós entendemos muito profundamente sobre o nosso segmento. Então, para quem vai empreender no mercado de serviços, a principal lição que posso compartilhar é: domine com profundidade as suas entregas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail