Siga nas redes sociais

Search

A sabedoria popular aplicada ao mundo dos investimentos

Foto: divulgação

Por Abner de Oliveira, gestor de investimentos da Maza Invest.

Dias atrás, em reunião com um cliente, a gente conversava sobre ditados da vida real que você certamente conhece, mas nem sempre funcionam no mundo dos investimentos.

Sabe aquelas frases e expressões que transmitem conhecimento e sabedoria e, por isso, são transmitidas de pai para filho?

Elas nos ajudam a tomar decisões no dia a dia, mas às vezes não servem como um norte seguro para quem investe.

Veja alguns exemplos:

“Em time que está ganhando não se mexe”.

Vivemos no país do futebol e gostamos de deixar as coisas como estão quando elas estão dando certo.

Mas, ao investir, às vezes você tem uma parte da carteira que performou tão bem que a melhor decisão é realizar, ou seja, vender esses ativos. Então, em time que está ganhando se mexe, sim, ainda mais se for para vencer de goleada. 

“O futuro está condenado a repetir o passado”.

Gosto muito dessa frase porque traduz uma verdade histórica: povos que não conhecem a sua história estão fadados a repeti-la, e não raro de maneira desastrosa.

Porém, no mundo dos investimentos nem sempre é assim. Se fosse, seria mais fácil. Ao investir, é melhor estar preparado para os imprevistos e atuar com agilidade. 

“Pra trás, nem pra pegar impulso”. 

Essa frase cai como uma luva para aqueles momentos em que a vida nos pede determinação e coragem, não é mesmo? Desistir, nem pensar.

Só que nos investimentos há momentos em que você precisa aceitar recuos na carteira, principalmente aquelas mais arrojadas. Entender o risco é uma maneira sábia de fazê-lo funcionar a seu favor. 

Foi agradável a conversa daquela tarde. Meu cliente e eu recapitulamos frases que ouvíamos dos nossos pais e avós e cuja sabedoria traduz a múltipla riqueza da vida.

Se estão certas ou erradas, não ousamos chegar a conclusões. Tudo o que sabemos é que, ao menos no mundo dos investimentos e quando se fala em segurança financeira, o melhor é confiar em quem entende, afinal estamos tratando do que há de mais precioso: os nossos sonhos para o futuro.

E assim evitar a armadilha expressa em outra máxima formulada por dois professores de psicologia norte-americanos: “Quanto menos uma pessoa sabe sobre algo, mais ela acha que sabe”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail