Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo feminino: como a empatia influencia a liderança feminina no setor de tecnologia

Foto: divulgação.

O mês de novembro traz um tema que proporciona diversas discussões. Mulheres cada vez mais têm conquistado sua voz e seu espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Especificamente no dia 19 deste mês é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e, como um único dia não seria suficiente, produzimos uma série com 30 entrevistas de mulheres fantásticas para falar sobre o tema. 

A convidada de hoje é Josi Mariano Cortez, gerente de produto na 1Doc. Confira abaixo: 

Quais os desafios de ser uma mulher em cargo de liderança? O que você indica para quem está ascendendo na carreira?

Quando iniciei minha carreira na área de tecnologia, há alguns anos atrás, tinham bem poucas mulheres, tanto na turma da faculdade como no mercado de trabalho. E quando assumi o primeiro cargo de liderança, o time era praticamente formado por homens, o que poderia gerar um certo preconceito por dois fatores, por ser mulher e por ser muito jovem ainda como gestora, sabemos que isso infelizmente ainda ocorre, mas no meu caso não tive grandes problemas e sempre tive times maravilhosos e que sempre me apoiaram para seguir em frente. As mulheres estão cada vez mais ocupando espaço nas cadeiras de liderança e o que eu indico para as que estão iniciando é se manter firme no propósito, ser parceira do time, andar lado a lado, procurar estar sempre atualizada com os assuntos de sua área, tratar o time com respeito e ter em mente que o gestor não faz nada sozinho, o time unido e motivado é que terá o sucesso planejado. Problemas pelo caminho com certeza existirão, mas lute pelos seus direitos, por respeito e igualdade sempre!

Como é o processo de inovação no âmbito da transformação digital?

A maioria das empresas usam a tecnologia para melhorar o desempenho e ter mais controles e resultados, e com isso a área de produtos digitais é diretamente afetada com cobranças de inovações constantes, tendo que estar sempre focada no problema do cliente para encontrar soluções que atenda sua necessidade e com que traga resultados. E a transformação digital pode vir de iniciativas pequenas que vão dando resultados positivos e sendo implantada nas demais áreas da empresa, identificando e adaptando processos, trazendo valor para seu negócio.

Quais são os próximos passos da 1Doc na parte de produtos?

A 1Doc vem evoluindo rapidamente seu produto em pouco tempo e conquistando cada vez mais mercado com uma solução que atende e facilita o dia a dia de qualquer empresa que deseja um processo digital. Temos muitas novidades previstas em nosso roadmap, levando em consideração os feedbacks de usuários no portal 1Doc e que fazem sentido para a evolução do produto, como novas versões de assinaturas, gestão de dados BI, integrações e muito mais.

Quais as lições de liderar no seu segmento?

Acredito que liderar com empatia é a chave de sucesso para qualquer segmento, ainda mais em tempos de pandemia e de tantas mudanças que sofremos tão rapidamente e em poucos meses. As demais lições, e não menos importantes são organização, estratégia, gestão de mudanças, construir relacionamentos, foco nos clientes. Todas elas são importantes não somente para área de produtos como qualquer outra área ou segmento.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail